Muitas ideias para trabalhar em casa e mudar de vida!


Crise econômica, reforma trabalhista, baixa nas ofertas de emprego, frustração profissional; muitos são os motivos que têm levado cada vez mais pessoas a buscar novas oportunidades de ganhar a vida e trabalhar em casa, com liberdade de horários e maior autonomia.

O primeiro passo nessas situações é definir um segmento e nicho de negocios, com base nas suas habilidades e experiencias. O que você gosta de fazer? Quais são os seus talentos e conhecimentos? Necessariamente não precisa ter a ver com sua profissão anterior, mas é importante que seja algo com o qual você se identifique e sinta prazer em trabalhar.

Não fique mais em dúvida! Veja só as oportunidades que estão te esperando:

Comidinhas em Geral

Se você é um cozinheiro(a) de mão cheia, esse mercado é recheado de opções: marmitas, pratos congelados, lanches e doces, em todas as suas variações e para todos os estilos, carnívoros ou veganos, para gulosos incorrigíveis ou galera fitness, alérgicos ou intolerantes, certamente algum desses nichos tem a ver com você.
Vantagens: rápido de implementar, baixo investimento inicial, fácil de vender.
Desvantagens: tudo que envolve alimentação exige atenção redobrada, portanto cuidados com higiene e boa conservação dos alimentos, assim como atenção aos prazos de validade, pois qualquer acidente pode ser um verdadeiro desastre para a saúde de outras pessoas e, consequentemente, para o futuro do seu negocio. 

Roupas e Acessórios

Conheço várias pessoas que começaram dessa forma: comprando artigos de outras marcas e revendendo por conta própria. Costuma funcionar muito bem quando você conhece muitas pessoas e já tem um público potencial com interesse para comprar de você, mas também é possível começar do zero e investir em algum nicho específico: plus size, infantil, geek, mercado pet, etc.
Vantagens: possibilidade de vender em consignação, mercado diversificado
Desvantagens: muitos fornecedores exigem CNPJ, sendo necessário comprar os produtos para depois revender.

Internet e Freelancer

Dinamismo e fortes emoções aguardam quem deseja se aventurar pelo mercado online. Por ser um meio que muda muito rápido, exige que esteja sempre antenado às novidades, mas apresenta oportunidades em praticamente qualquer área. Saiba tudo sobre nichos digitais nesse artigo: Como trabalhar e ganhar dinheiro na internet em 2019.
Vantagens: rápido de implementar, baixo investimento inicial
Desvantagens: pode demorar para dar retorno, exige estudo e treinamento constantes.

Artesanato

Para os experts em trabalhos manuais, o ramo de artesanato abre espaço para confecção de lembrancinhas, presentes e artigos variados. Crochê, tricô, macramê, decupagem, pintura, bordado, biscuit,... São tantas as técnicas, que precisaremos de um post para falar apenas sobre isso, mas veja que são infinitas as possibilidades.
Vantagens: mercado diversificado, pode vender no Elo7, OLX ou Mercado Livre.
Desvantagens: normalmente são por encomenda e dependem do tempo de produção.

Beleza e Estética

Sabe fazer bem as unhas, ou é fera na maquiagem? Então você vai adorar oferecer serviços, tanto para o dia a dia, quanto para eventos, festas, formaturas e casamentos. Da mesma forma, pessoas com alguma formação em tratamentos holísticos, como massoterapia e florais, também podem montar um espaço em casa, ou atender à domicílio.
Vantagens: rápido de implementar.
Desvantagens: pode ser necessário algum preparo inicial, como cursos e aquisição dos produtos para começar a trabalhar.

Aulas Particulares e Traduções

Existe alguma matéria que você domina? É proeficiente em inglês ou demais idiomas? Nesses casos você pode ajudar estudantes e acadêmicos a compreender melhor aquela disciplina na qual você é nota 10. Além de aulas particulares, existe bastante demanda para traduções de textos, artigos, trabalhos de conclusão e dissertações.
Vantagens: rápido de implementar, baixo investimento inicial,
Desvantagens: exige disponibilidade e responsabilidade.

Cat Sitter / Dog Walker / Pet Hotel

Para você que prefere bicho do que gente, o mercado pet é um dos que mais cresce e muitas ideias novas estão surgindo. Os serviços de sitter correspondem a cuidar temporariamente dos animais, é mais comum ser voltado para gatos e com atendimento à domicílio, em virtude da própria natureza dos felinos, mas também é possível cuidar de outras espécies. Caso você tenha espaço e estrutura em casa, pode oferecer serviços de hospedagem também. Passear com cães é outra opção, já que tantas pessoas passam o dia fora e não têm tempo para sair com seus bichinhos.
Vantagens: rápido de implementar, baixo investimento inicial.
Desvantagens: exige disponibilidade e responsabilidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre onde investir ou quer saber se tem perfil para trabalhar em casa, aproveite para ler os artigos relacionados: