Descubra porque pessoas bem sucedidas usam sempre a mesma roupa


“Estou em uma posição de muita sorte, em que acordo todos os dias e ajudo mais de um bilhão de pessoas. E eu sinto que não estou fazendo o meu trabalho se gastar a minha energia em coisas que são bobas ou frívolas na minha vida” - Mark Zuckerberg

Essa declaração feita pelo fundador e CEO do Facebook evidencia uma característica interessante de muitos milionários de sucesso. Já pensou por que tantos empresários e presidentes de grandes empresas parecem ter o guarda-roupa da Mônica? Se isso também intriga você, pega um café e vem comigo descobrir porque pessoas bem sucedidas usam sempre a mesma roupa.

Você toma menos decisões

Existe uma máxima entre líderes e donos de empresas que é a capacidade de delegar tarefas. Ou seja, quanto menos decisões você tomar sozinho, mais produtivo será o seu dia. Você consegue imaginar profissionais de sucesso tentando decidir o que vestir diariamente?

Este é um dos principais motivos que os leva a adotar um guarda-roupa mais enxuto, com peças clássicas e cores neutras. Isso facilita a tomada de decisão, fazendo com que sejam mais produtivos logo no começo do dia.


Você perde menos tempo

Quanto menos decisões, menos tempo é desperdiçado pensando no que vestir. Lembro quando era adolescente que sentava em frente ao meu armário de 5 portas e chorava copiosamente por "não ter roupas". Atualmente eu penso, se Zuckerberg se comportasse assim, jamais ele teria ganhado o primeiro milhão de dólares aos 22 anos de idade.

Para alcançar o sucesso é preciso ter foco e parar de perder tempo com coisas bobas ou frívolas. Quer maneira mais simples de lidar com isso que repensando sua forma de vestir?


Você ganha mais energia

Vamos combinar que pensar no look do dia não demanda apenas tempo, como também gasta uma grande quantidade de energia. Todo tempo que você perde escolhendo roupas, acessórios e maquiagens gera estresse e insegurança. Você passa horas de produzindo, acaba se atrasando para sair de casa, faz tudo correndo e chega exausto no trabalho.

O resultado disso se reflete diretamente na produtividade e motivação. Então simplificar o guarda-roupas representa um ganho enorme de energia. Você sente mais disposição e mantém o foco nos objetivos certos.


Você tem menos estresse

Poupar energia e tempo decidindo o que vestir consequentemente gera menos estresse e ansiedade na sua rotina. Assim não é mais necessário se preocupar se está bonito, se está muito curto ou comprido, formal ou casual demais. Você corta esse estresse pela raiz e tem mais disposição para focar em coisas importantes e que podem trazer mais resultados na sua vida.

E se você for mulher e estiver pensando que tudo isso é papo masculino, pode se inspirar na história da diretora de arte Matilda Kahl, que usou a mesma roupa durante 3 anos para eliminar o estresse e economizar energia criativa.

"Durante os dias de semana, tenho tantos desafios criativos no trabalho para manter minha mente estimulada que não sinto vontade de me expressar de forma criativa através do que visto." - Matilda Kahl


Você gasta menos com roupas

Mesmo quando você é milionário e não precisa se preocupar com dinheiro, gastar com roupas é considerado por muitos um hábito fútil que não traz resultados efetivos para sua vida. Dessa maneira, quanto menos gastar com roupas e afins, mais dinheiro terá para investir em seus propósitos de vida.

Reparando nos milionários mais proeminentes do mundo, como Zuckerberg e Bill Gates, é simples identificar que eles estão mais preocupados em usar sua riqueza para fazer a diferença na comunidade, desenvolvendo novas tecnologias, investindo em projetos sociais e doando parte da sua renda para a caridade.

"Mesmo antes de nos casarmos, falamos sobre como eventualmente gastaríamos muito tempo em filantropia. Achamos que é uma responsabilidade básica de qualquer pessoa com muito dinheiro. Uma vez que você cuide de si e de seus filhos, o melhor uso da riqueza extra é devolvê-la à sociedade." - trecho de uma carta escrita por Bill Gates para a Fundação Bill & Melinda Gates.


Você organiza as coisas mais facilmente

Ter menos coisas é uma bela maneira de dizer adeus à bagunça. O excesso de roupas, sapatos e acessórios facilmente acabam espalhados pela casa ou empilhados nos armários. Você acaba sempre exausto e com a sensação de que vive para organizar a casa.

Reduzir as peças no closet é uma forma simples de simplificar e otimizar a vida. Significa menos tempo organizando o guarda-roupa, menos energia gasta arrumando a casa e muito mais praticidade no dia a dia.


Você está sempre bem vestido

Um guarda-roupa mais enxuto elimina a insegurança de não estar bem vestido. Você tem apenas roupas que adora usar e que podem ser facilmente combinadas entre si. No fim das contas você cria uma imagem consistente e que transmite autoconfiança, sem fazer o menor esforço para isso.

"Hoje, eu não apenas me sinto ótima com o que visto, eu não penso no que visto." - Matilda Kahl

Matilda Kahl - Foto: Max Ahlborn


Você cria uma figura icônica

"Famosos empresários e políticos são conhecidos por serem coerentes com o seu guarda-roupa porque é a sua identidade de marca." - Dan Schawbel, autor considerado guru da marca pessoal pelo jornal The New York Times.

Outro fator que influencia na construção de um estilo de vestir minimalista é marcar sua identidade. Como o ex-presidente Barack Obama que ficou conhecido por usar apenas camisas cinzas ou azuis, ou Mark Zuckerberg pelo estilo esportivo com camiseta cinza, ou mesmo Steve Jobs que ganhou a internet sempre vestido com camiseta preta de gola alta, jeans e tênis.

Usar as mesmas roupas é como vestir um uniforme, criando uma figura icônica e imagem consistente sobre quem você é. Este também é um dos fatores que torna essas pessoas de sucesso referências de autoconfiança e credibilidade.


Você encontra paz interior

É fácil perceber porque pessoas bem sucedidas usam sempre a mesma roupa e de fato elas transmitem estar em paz com suas decisões. Afinal, com tantas responsabilidades não seria nada produtivo viver em função do que vestir.

A atriz Drew Barrymore também encarou este processo há alguns anos, quando precisou lidar com  as transformações do corpo depois da maternidade. Ela escreveu um artigo contando como conseguiu emagrecer e montar um guarda-roupa cápsula declarando: "Meses depois, meu armário é são e estou feliz. Não tenho uma batalha toda vez que me visto. Eu digo para mim mesma: Você sabe o que funciona, então apenas trabalhe e seja boa para si mesma!" 



E você usaria sempre a mesma roupa?
Experimente. Minimalize-se!


Fontes:

Comentários