Aprenda a organizar a sua vida digital em 7 passos simples


Verdade seja dita, mesmo com toda correria sempre encontramos um jeito de limpar casa e não viver no meio da bagunça. Mas o que dizer em relação a sua vida digital? Neste artigo você encontrará dicas para organizar seus dispositivos de maneira prática e simples.

Atualmente é comum acumular grande volume de dados, arquivos e contatos no computador e smartphone. Toneladas de vídeos e fotos que apenas ocupam memória, deixando os dispositivos mais lentos. Sem contar a dificuldade para encontrar as informações que você realmente deseja compartilhar ou precisa usar em alguma emergência.

Evitar esse tipo de transtorno é possível e muito simples. Reserve um final de semana ou espaço de tempo para seguir estes 7 passos e organizar sua vida digital:

1. Excluir Arquivos

Comece revisando todas as fotos, vídeos e imagens armazenados na galeria do celular e nas pastas do computador. Apague arquivos repetidos e bobagens que você não tem interesse em passar adiante.

Gosto de usar como ferramenta para organização de imagens o Google Fotos. É muito prática para excluir os arquivos desnecessários através do computador e depois sincronizar no celular. As fotos ficam armazenadas na nuvem (internet) e você baixa para o celular apenas os arquivos que desejar.


2. Organizar Documentos e Mídias

Depois de limpar os arquivos desnecessários é hora de separá-los em pastas. Para a maioria dos usuários comuns basta distribuir entre Documentos, Fotos e Vídeos. Também é possível criar subpastas para ordenar por datas e pastas para concentrar arquivos de Trabalho ou Imposto de Renda.

Uma dica interessante antes de guardar comprovantes de pagamento no computador é verificar com seu banco os recursos online disponíveis. Nos principais bancos é possível gerar segunda via dos comprovantes de pagamento, evitando que se acumule documentos e informações importantes nos equipamentos.


3. Revisar Lista de Contatos

Já aconteceu de você olhar os contatos no celular ou nas redes sociais e não fazer a menor ideia de quem é a pessoa? Ao longo dos anos vamos somando uma lista infinita de contatos que acabam desatualizados. Por isso o terceiro passo é revisar sua agenda de contatos, listas de e-mails e amigos nas redes sociais.

Para otimizar seus contatos, sempre que possível agrupe em categorias de trabalho, família, amigos ou prestadores de serviço. Outra dica é marcar como Favoritos os números mais importantes, isso agiliza muito os contatos do dia a dia.


4. Desinstalar Programas e Jogos

Jogos online, aplicativos de lojas ou entretenimento e softwares com licença de teste expirada devem ser desinstalados, tanto no computador quanto no smartphone, para evitar sobrecarga na memória. Aproveite para desinstalar Extensões suspeitas em seu navegador e buscadores fantasma que acabam instalados por descuido.

Muitos vírus e programas nocivos podem ser evitados se você parar de apertar desesperadamente a tela dos dispositivos. Antes de clicar em qualquer botão, leia com atenção as orientações descritas e muito cuidado com letras pequenas e checkbox marcados com textos do tipo "Eu aceito instalar o software parceiro..."


5. Repensar Redes Sociais

Você é o tipo de pessoa que cria conta em todas as redes sociais da moda? Então chegou a hora de repensar quais delas continuam fazendo sentido na sua vida. Excluir perfis antigos, atualizar informações, sair de grupos, publicar novas fotos ou simplesmente deixar de lado por um tempo.

É importante refletir quanto tempo do seu dia está sendo gasto na vida digital. Seria melhor focar em apenas uma rede por vez? Quantas horas por dia você passa online? Você deixa de fazer coisas importantes para usar redes sociais? Observe seu comportamento e repense.


6. Cancelar E-mails e Canais

E-mail marketing, notificações eletrônicas e inscrições em canais do Youtube costumam encher a caixa de entrada diariamente. Muitas vezes esses conteúdos são úteis durante um tempo e depois acabam esquecidos e viram lixo eletrônico.

Revise assinaturas do seu e-mail, cancele o que não atende mais seus interesses e deixe de seguir os canais e perfis que não estão alinhados com as coisas que você busca neste momento. Evite acumular informações sem antes ter claro qual a utilidade para sua vida.


7. Tenha uma Agenda ou Notas Online

Aplicativos e sites como EvernoteColor Note e Google Keep são perfeitos para organizar sua agenda e atividades diárias de forma prática e simples. Através deles é possível fazer anotações em formato de listas ou notas adesivas que podem ser sincronizadas no computador ou celular.

Ter seu dia a dia organizado online é muito útil e facilita sua rotina, além de reduzir o consumo de papel. Muitas pessoas não conseguem criar o hábito de usar agenda, pois sempre esquecem em algum lugar ou não tem tempo de revisar as anotações. Usar um aplicativo mantém todas as informações importantes online, basta acessar com seu usuário e senha. Aposte nessa ideia e organize sua vida digital para sempre!

💻
 Leia também:
67 Coisas para desapegar e organizar a casa

Comentários