Como trabalhar e ganhar dinheiro na internet em 2019?

imagem ilustrativa

Encontrar emprego não está nada fácil, não é verdade? Aqui no Brasil nós estamos muito habituados ao trabalho formal, com carteira assinada e aquela falsa sensação de segurança e estabilidade. Porém, essa realidade aos poucos está mudando e muitas pessoas estão descobrindo novos caminhos para obter sucesso e independência financeira.

Na era digital, nada mais natural do que pensar em trabalhar com internet e adotar um estilo de vida mais independente, com maior liberdade de tempo e escritório em casa. Mas será que essa realidade serve para você? Quais são as melhores oportunidades de negocio?

Se você ainda tem dúvidas se tem perfil para trabalhar em casa, recomendo que leia esse artigo: 5 Passos para ser um Profissional Independente, no qual eu passo as características básicas para se obter sucesso trabalhando de forma autônoma.

Dito isso, vamos ao que interessa: afinal, como trabalhar e ganhar dinheiro na internet em 2019?

 Afiliados

O nicho de afiliados tem crescido muito e aberto oportunidade, inclusive, para pessoas físicas comuns gerarem renda extra através da indicação de produtos comissionados.

Outra possibilidade é tornar-se um empreendedor digital e montar um negocio online pra revender produtos que já existem (físicos ou digitais).

Programas de afiliados estão em franca expansão. Grandes marcas já estão oferecendo seu próprio programa, o que torna muito fácil você se afiliar a produtos e revender para pessoas que já conhece, seja através das redes sociais, Whattsapp ou seu proprio site. Para se especializar e aprofundar no assunto, é essencial estudar sobre marketing digital.

Confira as plataformas mais simples e confiáveis para trabalhar como afiliado em 2019:
  • Amazon » no Brasil estão disponíveis livros físicos e digitais
  • Lomadee » anuncie para grandes marcas como Walmart, Netshoes, Submarino e muito mais
  • Magazine Luiza » ganhe comissão sobre vendas de produtos na loja online
  • Netshoes » oferece comissões de até 16% sobre o valor do produto
  • Hostgator » hospedagem de sites que oferece de 70 a 175 reais por indicação
  • Jivochat » oferece 30% em comissões recorrentes sobre planos mensais
  • Monetizze » oferece produtos físicos e digitais
  • Eduzz » oferece produtos físicos e digitais
  • Hotmart » principal plataforma de infoprodutos, tende a ser mais difícil de vender no início

Freelancer

As plataformas para contratação de Freelancers estão cada vez mais em alta, abrindo oportunidades para os mais variados nichos de mercado. Os mais comuns são nas áreas de design gráfico, fotografia e desenvolvimento, mas as possibilidades são inúmeras e tenho observado muitos projetos para redatores, tradutoresedição de vídeos, modelagem 3D e até menos comuns como serviços na área jurídica e administrativa.

No Brasil, as principais plataformas de confiança são essas abaixo. A grande vantagem é que elas intermediam os projetos, gerando maior segurança tanto para contratantes, quanto para contratados:

 Coaching

Muitos pensam que Coaching é apenas um nome mais bonito para Consultoria, mas são duas propostas bastante diferentes.

Consultoria é um serviço mais especialista e que visa atingir um resultado objetivo, como um diagnóstico, com orientações para reverter determinado cenário. Já o Coaching é mais como um "treinamento de vida" mesmo, que ajuda as pessoas a descobrirem seu próprio caminho e potencial.

Coaches normalmente são líderes carismáticos, com experiência e conhecimento de uma determinada área e que prestam serviços de mentoria, tirando dúvidas, auxiliando na identificação de potenciais pouco explorados e promovendo motivação.

Existem muitos cursos para formação em coaching e normalmente eles são bem caros (acima de 5 mil reais). É um investimento inicial alto, mas com potencial de retorno a curto prazo.

Produtos Digitais

Já pensou em ensinar para os outros tudo aquilo que você já sabe? Pois saiba que, juntamente ao mercado de afiliados, crescem as oportunidades para criação de produtos digitais.

De e-books a cursos completos com vídeoaulas, muitos profissionais estão disponibilizando produtos digitais, tanto para gerar renda e montar seu negocio online, quanto para tornarem-se verdadeiras autoridades em seu segmento.

Não é especialista em sua profissão, mas sabe tudo sobre tarefas domésticas e pequenos consertos? Por que não criar um material ensinando outras pessoas a fazerem isso por conta própria?

Plataformas como o Hotmart, oferecem toda a infraestrutura que você precisa para publicar, vender e revender produtos digitais com segurança e sem burocracia.

E-commerce

As vendas online não param de crescer e, com isso, muitos segmentos tem encontrado espaço para vender seus produtos através da internet. Porém, aqui tenho algumas ressalvas...

Vale dizer que eu já trabalhei com e-commerce, para uma das maiores indústrias do Brasil, e também já trabalhei com microempreendedores ansiosos em ter sua própria loja virtual. Por experiência, adianto: vá com muita calma!

Digo isso não para jogar um balde de água fria, mas porque percebo que muitas pessoas (incluindo grandes empresários), apostam na internet com expectativa de zerar os custos e investir pouco dinheiro. Normalmente esse pensamento é o primeiro passo para seu e-commerce dar errado.

Tenha em mente que vender online depende de 3 pilares: plataforma, marketing e operação. Plataforma, porque você precisa ter um site que funcione e efetue vendas com segurança e credibilidade. Marketing, porque você precisa aparecer, construir um público e se destacar em meio à concorrência. Operação, porque dificilmente uma pessoa sozinha consegue fazer tudo e administrar todas as pontas de um e-commerce com eficiência.

Mas existem as exceções! Tenho amigos que começaram a importar da China, abrindo uma pequena lojinha com meia dúzia de produtos e excelentes resultados. Também conheço vendedores que começaram anunciando no Mercado Livre, até conseguir verba para investir na própria loja.

Aqui o grande segredo é: atenção à sua expectativa. Não pense que vai construir uma Netshoes do dia para a noite e sem investimento (aliás, projetos desse porte podem ultrapassar a casa dos milhões). Procure ser realista e tudo dará certo.

Considerações Finais

Quando você decide trabalhar com internet, acaba percebendo que todas essas áreas e oportunidades estão interligadas. Pode ser que você decida começar como freelancer, ou vendendo algum produto no Mercado Livre, mas daqui um tempo já começará a pensar em qual será o próximo passo.

O importante é você saber que trabalhar com internet exige tanto amor e dedicação quanto qualquer outro trabalho. Às vezes é até mais difícil, pois é um meio que muda muito rápido e exige que você viva antenado e se reciclando, pois o que funciona hoje pode não funcionar mais daqui 1 ou 2 anos.

Acima de tudo, trabalhar com internet é não ter medo de ser livre e saber que liberdade tem um preço. É se esforçar de verdade, encarando os riscos, aprendendo com os erros e sem deixar os medos e incertezas impedirem de seguirmos em frente.