6 Filmes inspiradores que são verdadeiras lições de vida


Existem filmes que marcam a vida da gente trazendo lições inesquecíveis e significativas que nos fazem refletir sobre os mais diversos espectros da vida. Vem comigo descobrir 6 filmes inspiradores que você não pode deixar de assistir:

6. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

“Eu fui à floresta porque queria ser livre. Eu queria viver profundamente e sugar a própria essência da vida… expurgar tudo o que não fosse vida; e não descobrir, ao morrer, que não havia vivido.”
(Henry Thoreau)

Essa frase de arrepiar resume a essência do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Este grande clássico do cinema é um dos meus filmes favoritos e que marcaram minha vida. John Keating (Robin Willians) era um professor nada ortodoxo de uma tradicional escola para jovens. Ao contrário da sociedade da época, ele buscava formar alunos que fossem livres pensadores e não se conformassem com meias verdades e imposições dos adultos por seu futuro.

Uma história libertadora e emocionante com lições incríveis e referências que vão mexer com você. Certamente um filme que vale a pena assistir muitas vezes (e tem na Netflix).


5. Erin Brockovich (2000)

Baseado numa história real, Erin Brockovich conta a história de uma mãe solteira desempregada, divorciada de dois casamentos e aparentemente sem nenhum talento especial buscando soluções para trabalhar e oferecer uma vida melhor para seus filhos.

Erin era arquivista num escritório de advocacia e ficou interessada no caso de uma empresa que estava despejando substâncias tóxicas e contaminando a água de uma pequena cidade da Califórnia. Ao longo de anos ela visitou famílias reunindo provas dos casos de envenenamento para condenar a empresa numa ação milionária e provar todo seu potencial.

É um filme motivacional que dá uma injeção de ânimo se você está perdido profissionalmente ou se acredita que não tem nenhum talento especial para oferecer. Além de ser com a Júlia Roberts, a musa mais querida de Hollywood.

  

4. À procura da felicidade (2006)

Mais um filme de superação baseado em fatos reais, À Procura da Felicidade conta a difícil história de Chris Gardner, interpretado pelo ator Will Smith. Despejado do apartamento e abandonado pela esposa, ele passa por uma série de desafios para criar seu filho, sem dinheiro e vivendo em abrigos.

Apesar das dificuldades Chris não desiste de oferecer um futuro melhor para o seu filho e desenvolve estratégias para se aperfeiçoar e ter reconhecimento profissional. O filme faz diversas reflexões sobre a busca da felicidade, demonstrando de maneira bastante realista os desafios da vida.


3. Antes de Partir (2007)

Esta comédia com Jack Nicholson e Morgan Freeman conta a história de dois pacientes terminais que dividem o mesmo quarto de hospital. Eles se tornam amigos, escrevem uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.

Antes de Partir é um filme que consegue apresentar de maneira leve e divertida reflexões sobre o sentido da vida, questionando o acúmulo de bens materiais e sacrifício da vida familiar em troca de certos objetivos. Tem para assistir na Netflix.



2. Lion: uma jornada para casa (2016)

Aos cinco anos de idade, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho, até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

Este filme também é baseado numa história real e Saroo encontrou seus parentes mais de vinte anos depois com ajuda do Google Earth. Não é por acaso que o filme recebeu 6 indicações ao Oscar, sendo uma história emocionante e muito bem interpretada pelos atores Dev Patel e Nicole Kidman, ambos indicados para o oscar de melhor ator e atriz coadjuvantes. Assista na Netflix.


1. Capitão Fantástico (2016)

Sabe aquele tipo de filme que te faz questionar todo sistema e estilo de vida, mas longe de ser aquelas histórias chatas e difíceis de digerir? Assim é Capitão Fantástico, a história de um pai que cria seus seis filhos na floresta, longe da civilização. Depois de perder a esposa, ele acaba forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

Um filme encantador, emocionante e engraçado para refletir sobre a vida. Também tem na Netflix.

Comentários