Menos é mais: por que cada vez mais pessoas escolhem o minimalismo


Para alguns é chato tanta gente falando sobre minimalismo, mas inegavelmente os defensores desse estilo de vida não param de crescer. Afinal, o que acontece com as pessoas neste caminho tão intrigante? No artigo de hoje você vai entender as principais motivações da vida simples e por que cada vez mais pessoas escolhem o minimalismo.

Então pega aquele café e vem comigo ser melhor com menos:

Sentir o prazer do desapego

Quem experimenta confirma, desapegar de coisas materiais traz um sentimento de alívio profundo. De repente você percebe que gastava muito tempo e energia pensando em compras e organizando suas coisas em casa. Você sente o prazer do desapego e tem a certeza que é um caminho sem volta.


Ter mais tempo disponível

Quanto menos coisas você tem, mais tempo sobra para investir em atividades que estejam de acordo com seus objetivos de vida. Aos poucos você começa a questionar a própria agenda, atividades extras, eventos sociais e torna-se mais seletivo em relação aos compromissos que assume.


Ganhar liberdade de espaço

Minimalismo é uma reação em cadeia. Você começa desapegando de coisas, então percebe que tem mais tempo disponível e quando vê, também ganhou mais espaço. Ter mais espaço significa liberdade para ir e vir. Você pode ter a vida que desejar, morar onde tiver vontade e viajar pelo mundo sem se preocupar com as coisas que ficaram para trás. Liberdade de espaço é ter mobilidade.


Ter mais saúde e equilíbrio

Menos coisas também é sinônimo de menos estresse e ansiedade em seu dia a dia. Você se percebe de forma diferente, torna-se mais consciente de si mesmo e do seu papel na sociedade. Neste processo é comum decidir mudar velhos hábitos e adquirir rotinas mais saudáveis. Por isso muitos minimalistas defendem a alimentação natural, o cultivo de plantas, a prática de meditação, atividades físicas e o contato com a natureza.


Estar conectado com o mundo

Ao se aprofundar no minimalismo e conhecer os debates que originaram esse estilo de vida você passa a sentir-se mais conectado com o mundo. Assim sendo, você observa que não somos seres individuais e compreende que suas atitudes têm impacto. Fazemos parte de um organismo vivo e somos a única espécie racional que habita este planeta tão cheio de vida. Então você entende que a inteligência humana tem um propósito e que é nossa a responsabilidade de preservar a Terra.


Encontrar um propósito de vida

Atualmente muitas pessoas estão concluindo que sua vida não tem sentido, que vivem apenas para trabalhar e pagar contas, sem tempo ou energia para fazer outras coisas. Minimalismo é dar um passo atrás para repensar suas escolhas e sair do piloto automático. É viver de maneira mais intencional, observando e valorizando as coisas simples. O resultado disso é que você encontra novos propósitos para sua vida, ressignificando seus dias e transformando positivamente o seu destino.

Comentários