70 Perguntas para promover seu autoconhecimento


Muito se fala sobre a importância do amor próprio, difícil mesmo é encontrar os caminhos para chegar lá. Mas e se você soubesse que tudo isso pode começar de maneira simples, a partir de perguntas para promover seu autoconhecimento?

Nem todo ser humano tem problemas de autoestima. Minha irmã, por exemplo, já nasceu com brilho natural, serenidade e autoconfiança. Ela sempre foi minha grande inspiração e referência de vida. Alguém com facilidade de fazer amigos, se relacionar no trabalho, com equilíbrio emocional e controle de si mesma.

Apesar de termos a mesma criação, comigo as coisas já são bem diferentes. Tenho uma personalidade difícil, impaciente, atrapalhada, cheia de energia e imensa dificuldade para me encaixar nos padrões da sociedade. Porém quanto mais eu tentava me espelhar na minha irmã, mais distante ficava de saber quem eu era de verdade...

Então desde a minha adolescência decidi encarar o processo de autoconhecimento em busca da minha própria identidade e do meu caminho de vida. Ao longo dessa jornada precisei responder muitas perguntas que, pouco a pouco, foram trazendo autoconsciência e percepção dos meus pensamentos, anseios e comportamentos.

Já são mais de 20 anos nesta caminhada e, olhando para trás, percebo as transformações que o autoconhecimento trouxe para minha vida. Hoje não me identifico mais naquela adolescente perdida e tristonha, que parecia carregar todo peso do mundo nas costas.

Saber mais sobre si mesmo é essencial para pessoas que buscam mais sucesso, autocontrole e amor próprio. É uma aventura cheia de descobertas, decepções e choques de realidade. Por isso que para encarar o caminho do autoconhecimento, acima de tudo, é preciso ter coragem. 

Mas não tenha medo! De fato não é fácil se desconstruir e desapegar de velhos conceitos, mas é perfeitamente possível e, sem dúvidas, o único caminho a trilhar se você deseja transformar a sua vida para sempre e sem arrependimentos.

Instruções Iniciais: começando sua jornada

Se você estiver começando uma jornada de autoconhecimento recomendo que tenha um caderno ou agenda para anotar todas as suas respostas, sentimentos e percepções ao longo do tempo.

Não tenha pressa em responder as perguntas pois nem sempre você conseguirá responder com facilidade. Relaxe, pois isso faz parte do exercício. Leve o tempo que precisar para refletir e anote todas as suas impressões no caderno.

Releia suas anotações, diariamente ou semanalmente, e reserve um espaço de tempo para ler e responder a estas perguntas toda semana. Considere como uma sessão de terapia e anote na agenda como um compromisso para garantir que terá este espaço para si mesmo.

70 Perguntas para promover seu autoconhecimento

Estas 10 perguntas iniciais são ótimas maneiras de refletir sobre si mesmo:
  1. Eu tenho uma perspectiva saudável em relação à vida?
  2. Estou usando meu tempo com sabedoria?
  3. Estou questionando o verdadeiro valor das coisas?
  4. Estou sendo verdadeiro comigo mesmo?
  5. Estou acordando pela manhã pronto para encarar o dia?
  6. Tenho pensamentos negativos antes de pegar no sono?
  7. Estou me esforçando o suficiente em meus relacionamentos?
  8. Estou cuidando da minha saúde física?
  9. Estou me estressando com assuntos que fogem do meu controle?
  10. Estou atingindo os meus objetivos de vida?

As próximas 30 perguntas você pode se fazer todos os dias para se conhecer melhor:
  1. Quem sou eu de verdade?
  2. O que mais me preocupa no futuro?
  3. Se este fosse o último dia da minha vida, eu teria os mesmos planos para hoje?
  4. Do que eu realmente tenho medo?
  5. Estou segurando algo que eu preciso deixar ir?
  6. Se não agora, então quando?
  7. O que mais importa na minha vida?
  8. O que estou fazendo sobre as coisas que mais importam na minha vida?
  9. Eu sou importante?
  10. Eu fiz alguma coisa ultimamente da qual vale a pena lembrar?
  11. Eu fiz alguém sorrir hoje?
  12. Do que eu desisti?
  13. Qual foi a última vez que saí da minha zona de conforto?
  14. Se eu pudesse dar um conselho para um bebê recém nascido, qual seria?
  15. Que ato de bondade eu fiz e nunca vou esquecer?
  16. Como devo viver sabendo que vou morrer?
  17. O que eu preciso mudar sobre mim mesmo?
  18. É mais importante amar ou ser amado?
  19. Para quantos dos meus amigos eu confiaria minha vida?
  20. Quem causou o maior impacto na minha vida?
  21. Eu violaria a lei para salvar um ente querido?
  22. Eu roubaria para alimentar uma criança faminta?
  23. O que eu mais quero na vida?
  24. O que a vida está pedindo de mim?
  25. O que é pior, falhar ou nunca tentar?
  26. Se eu tentar falhar e conseguir, o que eu fiz?
  27. Qual é a única coisa que gostaria que os outros lembrassem de mim no final da minha vida?
  28. Realmente importa o que os outros pensam de mim?
  29. Até que ponto eu realmente controlei o curso da minha vida?
  30. Quando tudo estiver dito e feito, o que eu teria dito mais do que fiz?

Finalmente, as últimas 30 questões são exercícios perfeitos para anotar em seu caderno e se aprofundar ainda mais:
  1. Minha maneira preferida de passar o dia é...
  2. Se pudesse falar com meu eu adolescente, a única coisa que eu diria é...
  3. Os dois momentos que nunca vou esquecer na minha vida são...
    (descreva detalhadamente estes momentos e o que os torna tão inesquecíveis)
  4. Faça uma lista de 30 coisas que fazem você sorrir.
  5. Escreva sobre um momento experimentado pelo seu corpo. Fazendo sexo, indo numa festa, tendo uma briga, ou alguma experiência que você teve. Deixe de lado pensamentos e emoções e reviva este momento em sua mente, observando como ele reflete no corpo e nos sentidos.
  6. As palavras que eu gostaria de viver são...
  7. Eu não consigo imaginar viver sem...
  8. Quando estou com dor (física ou emocional) a melhor coisa que posso fazer por mim é...
  9. Faça uma lista das pessoas que genuinamente o apoiam e que você confia de verdade. Então, arrume tempo para sair com elas.
  10. Como é o amor incondicional para você?
  11. Que coisas você faria se amasse a si mesmo incondicionalmente? Como você pode agir sobre essas coisas, quer você faça ou não?
  12. Eu realmente queria que os outros soubessem disso sobre mim...
  13. Anote o que é suficiente para você.
  14. Se meu corpo pudesse falar, diria...
  15. Cite como você apoiou compassivamente um amigo recentemente. Em seguida, anote como você pode fazer o mesmo para si.
  16. O que você mais ama na vida?
  17. O que enche seus olhos de lágrimas?
  18. Escreva sobre uma ocasião em que seu trabalho pareceu real, necessário e satisfatório para você. Pago ou não remunerado, profissional ou doméstico, físico ou mental.
  19. Escreva sobre seu primeiro amor - seja uma pessoa, um lugar ou uma coisa.
  20. Descreva você mesmo com 10 palavras.
  21. O que mais te surpreendeu na sua vida ou vida em geral?
  22. O que você pode aprender com seus maiores erros?
  23. Eu me sinto mais energizado quando...
  24. Escreva uma lista de perguntas para as quais você precisa urgentemente de respostas.
  25. Faça uma lista de tudo que inspira você, seja livros, sites, citações, pessoas, pinturas, lojas ou estrelas no céu.
  26. Qual é o assunto sobre o qual você precisa aprender mais para ajudá-lo a ter uma vida mais gratificante? (Em seguida, siga e aprenda mais sobre esse tema)
  27. Eu me sinto mais feliz na minha pele quando...
  28. Faça uma lista para tudo que você gostaria de dizer NÃO.
  29. Faça uma lista para tudo que você gostaria de dizer SIM.
  30. Escreva as palavras que você precisa ouvir.

Comentários