Inverno Minimalista: maneiras simples de curtir a estação mais aconchegante do ano


Chegou a estação mais aconchegante do ano e as temperaturas mais baixas são um convite à reflexão, autoconhecimento e momentos especiais com quem você ama. Vem comigo conferir maneiras simples de curtir um inverno minimalista.

Final de um ciclo

Com início em 21 de junho no hemisfério sul, o inverno marca um final de ciclo na natureza, sendo considerada a estação mais infértil do ano. Apesar de algumas espécies serem mais tolerantes ao frio, a maioria dos animais hiberna durante o inverno, sobrevivendo das reservas armazenadas no outono. Já reparou que a maioria dos insetos some nesta época?

Assim como os animais, boa parte das plantas também não resiste à temperaturas mais baixas. É natural que demorem mais para germinar e se desenvolver. Se você tem horta em casa pode observar que as plantas mais simpatizantes de sol e calor têm dificuldade para crescer neste período. É o caso das pimentas, por exemplo.

Com os seres humanos não é muito diferente. Tempo fechado e baixas temperaturas são um convite para passar mais tempo em casa e ficar mais recolhido. Você não sente a mesma disposição para eventos sociais e tem mais apetite por bebidas quentes e comidas pesadas.

Assim é o inverno. Época de ficar aconchegado no sofá, relembrar sua trajetória até o momento e repensar seus objetivos para os próximos meses. Continue lendo e acompanhe as dicas que separamos para ter um inverno minimalista e significativo.


Maneiras simples de curtir o inverno

Muitas das coisas simples da vida parecem óbvias mas passam batidas em meio a rotinas estressantes e cheias de compromissos. Estas dicas tem o objetivo de relembrar você de pequenos prazeres do inverno e trazer ideias para esquentar os dias mais frios do ano:

12. Maratona de filmes e séries: Parece óbvio fazer maratona de filmes e séries durante o inverno, não é mesmo? Mas que tal usar isso de maneira mais intencional, assistindo temas relacionados a seu autoconhecimento e até mesmo as origens do minimalismo? O clima intimista da estação é um convite para refletir sobre a vida, seus valores e ampliar sua visão de mundo.

11. Chá quentinho com bolo: Esta é a desculpa perfeita para reunir amigos ou família e desfrutar de momentos especiais com quem você ama. Cozinhem juntos, riam bastante e relembrem histórias importantes que marcaram suas vidas. Boa companhia e cheiro de bolo no ar é a dupla ideal para registrar emoções que ficarão para sempre gravadas em sua memória afetiva.

10. Estudar pela internet: Nem sempre você precisa de um professor para aprender algo novo e, na era do Google, não há desculpas para compartilhar fake news sem antes verificar a veracidade. Aproveite o tempo em casa para aprender algo novo, se aprofundar no assunto do momento e até mesmo investir num curso online.

09. Maratona de leituras: Este é um dos hábitos que estou procurando resgatar. Livros têm a capacidade de trazer um universo totalmente novo para sua vida, estimulando a criatividade e raciocínio. Além de ampliar conhecimentos e vocabulário. Todo livro passa por revisões e por isso a leitura é uma ótima maneira de melhorar seu português ou até mesmo fixar um novo idioma.


08. Escrever um diário: Se você pensa em diários como relatos adolescentes de uma vida fútil, pare agora mesmo! O sentido de escrever um diário na vida adulta é muito mais profundo, como anotações sobre sentimentos, responder perguntas sobre si mesmo, experiências significativas do seu dia ou ideias que não quer esquecer. É uma forma eficiente de aprofundar seu autoconhecimento.

07. Semana da sopa quentinha: Parece que algumas receitas a gente só consegue comer em determinadas estações. É o meu caso com a sopa quentinha no inverno. Pode ser sopa de legumes, moranga com carne, capeletti, cebola, feijão branco, caldo verde ou o sabor que preferir. Sopa é uma receita muito simples, rende bastante e aquece a semana toda.

06. Organizar a vida virtual: No computador ou celular é comum acumular arquivos, imagens e documentos desnecessários que servem apenas para reduzir a memória do seu equipamento. Organize sua vida virtual deletando arquivos inúteis e guardando os importantes em pastas.

05. Relembrar velhas fotos: O inverno tem clima de nostalgia e por isso é a oportunidade de resgatar antigos álbuns de fotografia e relembrar velhas fotos. Você pode usar este momento para fazer uma retrospectiva da sua vida, como você era e o que se tornou, quais sonhos você buscou ou deixou para trás. Claro, sempre bem aconchegado no sofá.


04. Organizar os armários: Desapegar de peças no guarda-roupas tem um sentido importante no inverno. Afinal, é neste período do ano que acontecem as campanhas do agasalho e sua doação pode fazer a diferença para ajudar quem precisa. Renove as energias organizando o guarda-roupas e separando algumas peças para doação.

03. Cuidados especiais com sua horta: Algumas espécies precisam de cuidados especiais no inverno, pois não suportam frio ou geadas. É o caso de plantas como as pimenteiras, que precisam ser colocadas diretamente no sol para aproveitar as horas mais iluminadas do dia. Algumas espécies sobrevivem melhor em estufas, especialmente esta época.

02. Noite de queijos e vinhos: Um clássico da estação não poderia ficar de fora dessa lista. Vamos combinar que uma noite de queijos e vinhos tem o poder de salvar um dia ruim no frio. Relaxe sozinho, com a família ou chame os amigos para curtir com você.

01. Repensar seus objetivos: Acima de tudo, inverno é reflexão. É tempo de repensar seus objetivos de vida, fazer um balanço de como está sendo seu ano até agora e, se preciso, mudar a direção e traçar novas metas para os próximos meses. Com estes passos tenho certeza que seu inverno será muito mais significativo.


Frutas e Legumes da Estação

Consumir mais produtos da estação é uma forma simples de ter uma alimentação mais saudável, pois são alimentos que recebem menos doses de agrotóxicos.

Durante o inverno há diversos alimentos ricos em vitaminas e minerais que são importantes para fortalecer o sistema imunológico, evitando as alergias e doenças respiratórias comuns da estação.

Confira as frutas e legumes com safra durante o inverno:

Junho
Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina;
Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce;
Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

Julho
Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina
Verduras: agrião, alho-poró, chicória, coentro, couve, erva-doce, espinafre, mostarda e salsão;
Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino e rabanete.

Agosto
Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, lima, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina;
Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula;
Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

Setembro
Frutas: abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina;
Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, espinafre, louro e orégano;
Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pimentão e rabanete.

Comentários