8 Ervas e temperos naturais simples de cultivar em vasos


Você busca uma alimentação mais natural, com mais sabor e menos aditivos químicos? Então você está no lugar certo e no artigo de hoje vou te mostrar algumas ervas e temperos naturais muito simples de cultivar em vasos.

Para ter uma pequena horta de temperos em casa não é preciso muito espaço. Você pode aproveitar o parapeito das janelas, armários da sala e cozinha, ou criar espaços verticais com prateleiras ou suportes para vasos.

Como Plantar Ervas e Temperos Naturais

Plantar ervas e temperos é fácil. A maioria delas é possível plantar a partir de um ramo da própria erva, não sendo necessário correr atrás de sementes. Peça um ramo do tempero para um amigo ou compre um maço deles no mercado.

Lembre-se de sempre escolher vasos com furos no fundo, pois este sistema é importante para drenar o solo e evitar que as plantas fiquem encharcadas.

Técnica para enraizar e tirar mudas de temperos

1. Corte ou separe um ramo inteiro da planta (cortar próximo à junção da haste no galho)
2. Mergulhe o caule num copo com água
3. Matenha em meia sombra, num espaço com luz indireta
4. Troque a água do copo a cada dois dias até o ramo enraizar
5. Depois de enraizado, retire o ramo da água e plante num vaso com terra adubada.
6. A partir daí o cultivo segue as instruções de cada planta (sol, rega e poda).


Como plantar pimentas de maneira prática

1. Abra uma pimenta e separe as sementes
2. Ponha de 2 a 3 sementes num vaso com terra adubada
3. Não precisa enterrar muito, basta cobrir as sementes com terra
3. Deixe o vaso em meia sombra, num espaço com luz indireta
4. Mantenha a terra sempre úmida (sem encharcar)
5. Aguarde alguns dias até brotar
6. Assim que brotar, passar o vaso para um local com luz direta
7. Regar sempre que a terra estiver seca

Atenção: sempre use luvas ou lave BEM as mãos sempre que mexer com pimentas, evitando contato das mãos com os olhos.

 

8 Ervas e temperos naturais para cultivar em vasos

Antes de seguirmos com as sugestões de ervas e temperos para cultivar em vasos, segue uma dica importante... Para solos que precisam ficar secos e bem drenados, faça uma camada com pedrinhas ou cascalho no fundo do vaso. Essa dica ajuda a drenar a água, mantendo o solo mais seco.

Outro cuidado é em relação à rega. Mesmo quando a rega for abundante, nunca encharque o solo. A terra deve ficar úmida sem encharcar. Nestes casos eu gosto de fazer a rega indireta, usando um borrifador ou adicionando água no prato do vaso.

Alecrim

Dizem que alecrim é muito fácil de cultivar. Aqui em casa ele não durou muito tempo, pois mantive no mesmo vasinho da muda e o alecrim acabou morrendo. Esta erva gosta de espaço e por isso deve ser transplantada para um vaso médio ou grande.

Iluminação: sol direto
Vaso: médio ou grande
Solo: seco e bem drenado
Rega: abundante (plantas jovens) / regar quando a terra estiver seca (adultas)
Propriedades: alivia dores musculares, estimula a memória, o crescimento do cabelo, o sistema imunológico e circulatório.


Cebolinha Verde

Além do sabor delicioso, a cebolinha é fácil de brotar e se desenvolver. O maior cuidado que você precisa ter é em relação ao ambiente, pois em pátios e varandas é comum surgirem caramujos e lagartas, que adoram esta planta.

Iluminação: sol direto
Vaso: indiferente
Solo: levemente úmido e bem drenado
Rega: diária, mantendo o solo úmido sem encharcar
Propriedades: rica em potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C e ácido fólico, alivia coriza e resfriados, fortalece ossos, combate o Alzheimer e melhora a digestão.


Coentro

Não é todo mundo que gosta de coentro, mas dizem que nenhum prato com peixe e frutos do mar é o mesmo sempre este tempero. É ideal para cultivar em regiões de clima quente, pois não suporta bem o frio. Outra particularidade do coentro é que deve ser cultivado em vasos ou canteiros profundos, pois as raízes precisam de espaço para crescer e a planta não resiste ao ser transplantada.

Iluminação: sol direto
Vaso: alto (mínimo 30cm de altura)
Solo: úmido (plantas jovens)seco e bem drenado (adultas)
Rega: diária (plantas jovens) / regar quando a terra estiver seca (adultas)
Propriedades: fonte de fibras, ferro, manganês, cálcio, ferro, potássio, bom para o fígado e intestinos, melhora o sistema digestivo, é anti-inflamatório, regula o sistema nervoso, combate a anemia.


Hortelã

Hortelã é uma erva perfeita para se ter em casa, servindo tanto para chás e tinturas quanto para dar um toque especial em pratos e receitas. Esta planta deve ficar em local protegido do vento e ambiente fresco, a meia sombra.

Iluminação: ensolarado e com sombra parcial
Vaso: indiferente
Solo: sempre úmido
Rega: diária e abundante
Propriedades: melhora a digestão, alivia sintomas da asma e problemas respiratórios, alivia sintomas de gripes e resfriados, alivia coceiras e irritações de pele, melhora a saúde bucal, alivia dores e náuseas.


Manjericão

Este foi o primeiro vaso que vingou na minha casa e também é um dos meus temperos preferidos. Manjericão é fácil de cuidar e cresce bem rápido. Precisa podar as flores assim que nascem, pois isso ajuda a manter a planta saudável e preserva o sabor das folhas.

Iluminação: sol direto
Vaso: médio ou grande
Solo: levemente úmido a seco
Rega: regar quando a terra estiver seca
Propriedades: anti estresse, melhora a pele e a visão, elimina pedras nos rins, fortalece o sistema imunológico e é um poderoso antioxidante.


Pimentas

Se você, assim como eu, é apaixonado por pimenta, vai adorar ter um vasinho desse tempero. Minha experiência com pimentas é recente, mas os primeiros testes deram certo e as sementes brotaram em poucos dias. As pimenteiras adoram calor e por isso precisam de sol em abundância.

Iluminação: sol direto
Vaso: médio ou grande
Solo: úmido, sem encharcar
Rega: diária e moderada
Propriedades: alivia congestão nasal, alivia dores, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, estimula a digestão, aumenta a libido e acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer.


Salsinha

A salsinha é paixão nacional e seu cultivo é ideal para climas amenos, pois a planta não gosta de excessos. No inverno ela demora mais para germinar e se desenvolve lentamente. Os talos podem ser colhidos inteiros, mas é recomendado deixar no mínimo 1cm para que voltem a crescer.

Iluminação: ensolarado e com sombra parcial
Vaso: alto (mínimo 30cm de altura)
Solo: levemente úmido
Rega: regar quando a terra estiver seca
Propriedades: desitonxicante, diurético, controla o açúcar no sangue, combate a anemia, reduz a pressão arterial, tem ação rejuvenescedora.


Tomilho

Este é o tempero perfeito para quem esquece de regar as plantas, pois é uma erva que não gosta de muita água e é simples de cultivar em vasos pequenos. Além do sabor marcante, tem propriedades incríveis para a saúde.

Iluminação: sol direto
Vaso: indiferente
Solo: seco e bem drenado
Rega: regar quando a terra estiver seca
Propriedades: alivia dor de garganta, reduz pressão arterial e colesterol, previne envenenamento ou intoxicação alimentar, melhora o humor, combate o câncer, remédio natural contra bronquite, tratamento contra acne e aumenta a imunidade.




Quer aprender todos os detalhes para cultivar sua horta em casa?
Clique no banner e confira este curso online:

Comentários