7 Filmes para assistir na Netflix e refletir sobre minimalismo


Minimalismo ainda é novidade na vida de muitas pessoas e a cada dia surgem novos leitores interessados em saber mais sobre o tema. Afinal o que é esse estilo de vida simples que tanto se fala por ai?

A melhor forma de compreender os objetivos do movimento minimalista é analisando as discussões que estão crescendo ao redor do mundo. São diferentes áreas que surgem questionando o sistema de mundo atual e apontando novas direções.

A Netflix parece seriamente engajada em promover o conceito e foram pioneiros em lançar e apoiar documentários visionários que debatem temas minimalistas, direta ou indiretamente.

Por isso fiz uma lista com 7 filmes essenciais para refletir e entender melhor os motivos que estão levando tantas pessoas a buscar o minimalismo e mudar de vida:

7. Quanto Tempo o Tempo Tem

Quanto tempo o tempo tem - Filme Netflix

Uma produção nacional dirigida por Adriana Dutra e Walter Carvalho, esse documentário é mais filosófico e faz uma bela reflexão sobre o tempo, questionando o ritmo alucinante que vivemos, como parece nunca termos tempo para nada e os danos causados à sociedade atual. 

Eu achei um pouquinho parado e poético demais, mas a mensagem é lindíssima. O filme ideal pra assistir num dia em que estamos mais pensativos.

6. Sustentável: O futuro da agricultura nos Estados Unidos

Sustentável: O futuro da agricultura nos Estados Unidos - Filme Netflix

Impossível se aprofundar no minimalismo sem falar sobre sustentabilidade. Este é um dos principais alicerces que embasam a vida simples, pois foi desses debates que nasceu a certeza de que é preciso mudar.

Nesse documentário fazendeiros e chefs falam sobre a história da agricultura nos EUA, explicando o movimento por comida sustentável que está transformando a forma de se relacionarem com os processos de produção e alimentação.

5. Oceanos de Plástico

Oceanos de Plástico - Filme Netflix

Produzido pela fundação britânica Plastic Ocean, este filme expõe o impacto ambiental do plástico na poluição dos oceanos. A principal reflexão é sobre a quantidade de plástico consumida no mundo e destino do lixo, demonstrando como a atitude de cada um contribui para esse oceano de plástico que contamina as águas e afeta todo ecossistema.

4. What the Health

What the Health - Filme Netflix

Este documentário é uma crítica às indústrias de laticínios, farmacêuticas e alimentares abordando o uso de aditivos químicos e poluentes que afetam toda cadeia alimentar causando grande impacto à saúde da população. Nos leva a refletir sobre o uso de medicamentos e fast foods, convidando a nos reconectar a um estilo de vida mais natural e orgânico.

3. The True Cost

The True Cost - Filme Netflix

O impacto social e ambiental causado pela indústria do fast fashion é denunciado neste documentário que expõe a realidade nas cadeias de produção no mundo da moda, pressão sofrida pelas fábricas e exploração do trabalho humano em países de terceiro mundo.

2. Happy

Happy - Filme Netflix

Um dos filmes mais inspiradores que assisti nos últimos anos, este documentário mostra diferentes histórias de pessoas ao redor do mundo que encontraram a própria felicidade e também embasa o tema na visão da psicologia, sociologia e neurociência.

1. Minimalism: A Documentary About the Important Things

Minimalism: A Documentary About the Important Things - Filme Netflix

Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus são dois americanos que cansaram da vida que levavam e decidiram viajar o mundo divulgando seus livros e ideias sobre minimalismo. Eles encontraram na vida simples muito mais significado e liberdade. Atualmente ajudam outras pessoas a viver uma vida com mais sentido através do minimalismo.


As melhores coisas da vida
não são coisas...

Comentários