[TESTADO] Sistema Kanban para vencer a procrastinação


Mais uma técnica de origem japonesa, Kanban (significa cartão ou sinalização) é um sistema amplamente utilizado por empresas na agilização de processos, sendo muito comum na área de Desenvolvimento de Softwares.

Apesar do objetivo inicial, o método demonstrou ser altamente eficiente também na vida pessoal, sendo uma ferramenta incrível para driblar a procrastinação de tarefas comuns do dia a dia e que na correria acabamos deixando para depois.

Montando um Quadro Kanban

É extremamente fácil e rápido montar um quadro Kanban. Você pode utilizar tanto papéis tipo post-it, quanto ferramentas online gratuitas, como o Trello ou Google Keep e até mesmo o Sticky Notes do Windows.

1. O primeiro passo é anotar 3 colunas: fazer, fazendo e feito
2. Em seguida você começa a anotar fichas para cada tarefa que precisa executar
3. Depois, basta anexar cada ficha ao status atual (caso necessário, lembre de anotar prazos finais


É simples assim, gente! Viram como é fácil?

Recompensas para Melhor Eficiência

Agora vem o truque extra que eu usei para sentir mais motivação ao cumprir cada tarefa.

O cérebro humano tem um sistema de recompensa, que tem como função estimular comportamentos instintivos de preservação da vida e da espécie e que, quando ativados, proporcionam sensações de prazer e satisfação.

Dessa forma, se você associar para cada ficha uma pequena recompensa, inconscientemente passa a sentir-se mais motivado, pois a mente começa a associar aquela tarefa, antes muito chata de executar, ao prazer que sentiremos ao concluir.

O que procuro fazer é manter um senso de proporção, dando uma pequena recompensa para as tarefas menores e recompensas mais significativas para as tarefas mais difíceis. Também é possível "guardar" um volume X de fichas, para obter uma recompensa maior no final.

Exemplo de pequenas recompensas:
  • comer algo especial
  • beber uma boa cerveja ou vinho
  • fazer um happy hour com os amigos
Exemplo de recompensas maiores:
  • fazer uma viagem
  • uma sessão de massagem
  • sair para jantar num bom restaurante
O método Kanban associado ao sistema de recompensa, é um super aliado para lidar com a procrastinação e treinar a mente para executar tarefas diárias com maior disposição.
Se você gostou das dicas, ajude a disseminar esta ideia e compartilhe com seus amigos!