
Surgida no Japão pós Segunda Guerra Mundial, a metodologia Kaizen significa melhoria constante e está embasada na filosofia de vida oriental. O método foi desenvolvido e implementado nas empresas como forma de melhorar a produtividade e qualidade dos resultados.
O sucesso foi tão grande, que logo se espalhou para o restante do mundo e demonstrou ser eficiente não apenas na realidade das empresas, mas também para melhorar o ambiente familiar, social e vida pessoal como um todo.
Vou mostrar pra vocês um pouco mais sobre o método e como eu mesma apliquei o Kaizen para reorganizar minha vida pessoal e ter mais autodisciplina para fazer as coisas.
![]() |
KAIZEN = MELHORIA CONTÍNUA |
Conhecendo o Sistema Kaizen: 9 Principais Mandamentos
- Aprender na prática
- Aumentar a produtividade com ações de baixo investimento financeiro, evitando gastos excessivos
- Eliminar todo desperdício
- Engajamento de todos no processo de melhoria
- Focar as ações onde há maior necessidade
- Pode ser aplicado em qualquer local ou empresa
- Divulgação das melhorias obtidas, para que haja comunicação transparente entre os colaboradores
- Priorizar a melhoria das pessoas, através de orientação para qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria e autodisciplina.
- Objetivo único deve ser a melhoria dos processos
Estes são os mandamentos do método Kaizen para dentro das empresas, na sequência vou te mostrar como ele pode ser usado no dia a dia mais comum.
Mais Organização e Disciplina
O grande segredo do método de aperfeiçoamento contínuo na vida pessoal é que ele nos ajuda a driblar a desorganização e estimula a autodisciplina, a partir do momento que somos direcionados a pensar em ações práticas de melhoria, que começam muito pequenas e vão evoluindo aos poucos.O stress do dia a dia tende a nos perturbar e nos colocar num estado de ansiedade que faz com vivamos atropelando processos. Já ouviu o ditado: "Botar a carreta diante dos bois?", pois é exatamente isso que costumanos fazer quando estamos demasiadamente preocupados e desorganizados.
O resultado disso é que acabamos nos sentindo frustrados e impotentes diante da vida, como se não tivessemos capacidade para lidar com as situações, quando na verdade só faltava organização e ação contínuos.
Como Aplicar o Método Kaizen para sua Vida Pessoal
No passo a passo abaixo você pode ver como é simples de aplicar o Kaizen e como acaba sendo motivador executar tarefas que antes eram chatas de fazer.Isso acontece justamente por tirar a pressão do "fazer tudo e fazer agora". A partir do momento que você começa pequeno e evolui aos poucos, a motivação cresce também e a chance de dar continuidade nos projetos é muito maior.
Kaizen Passo-a-Passo para sua Vida Pessoal
1. Definir um objetivo;
2) Dar o primeiro passo "ridiculamente pequeno";
3) No dia seguinte fazer um pouquinho mais;
4) No outro dia fazer um pouquinho mais;
5) Introduzir pequenas ações, de forma crescente, até atingir o objetivo final.
É importante que seus objetivos sejam traduzidos em ações, por exemplo: fazer exercícios, comer menos doces, guardar dinheiro, limpar a casa, etc...
No segundo passo, é bem comum se sentir meio ridículo, mas tudo isso é proposital, então o primeiro passo será ridiculamente pequeno do tipo: fazer um único polichinelo, comer uma colherada a menos de doce, guardar 1 centavo num cofrinho, lavar apenas um garfo,etc...
Recomendo que você não ceda à tentação de começar dando passos maiores por sentir-se muito bobo de executar passos tão insignificantes. Esse processo é importante para administrar a própria empolgação e reduzir as expectativas. Expectativas menores tiram o peso de um super resultado em tempo recorde, que costuma ser um dos maiores fatores de desmotivação e abandono de projetos pessoais.