7 Dicas para remover a negatividade da sua vida e ser mais positivo


Algumas pessoas parecem ser imunes ao mau humor e estão sempre com o astral lá em cima irradiando positividade por onde passam. Seria este um talento natural ou será possível remover a negatividade para ser mais positivo?

Otimismo sempre foi minha marca registrada e muitas vezes fui questionada sobre qual era o meu segredo para ser tão alto astral. Demorei muitos anos para conseguir responder esta pergunta, mas hoje tenho certeza que está longe de ser fruto de uma felicidade inabalável.

Ao contrário disso, passar por inúmeras crises de ansiedade e episódios depressivos trouxeram a necessidade de me manter positiva em relação à vida. Enquanto houvesse um sorriso no meu rosto, havia esperança de encontrar a cura.

Claro que fui e ainda sou dominada por pensamentos negativos em certos momentos. A diferença é que aprendi a remover esse peso, evitando que a negatividade se instale por muito tempo.

A maior lição que aprendi nessa trajetória é que nada vai mudar se você permanecer de braços cruzados reclamando da vida. E como é fácil reclamar.

Sem mais delongas, pega aquele café bem quentinho e vem comigo descobrir dicas para remover a negatividade da sua vida e ser mais positivo:

7. Fale menos e Ouça mais

Como diria o provérbio chinês, "Você tem uma boca e dois ouvidos. Sabedoria é usá-los nesta proporção". Ficar mais tempo em silêncio, apenas ouvindo o que as pessoas falam pode abrir muitos caminhos na sua vida. É uma forma simples de demonstrar respeito e empatia.

Vivemos uma época em que todos parecem ter opiniões e críticas para manifestar. Mas quem está disposto a escutar? Em meio a tantas vozes e debates fervorosos falta o silêncio para ouvir o que cada um está tentando dizer.

Eu consegui me libertar do excesso de opinião a partir do momento em que abandonei a necessidade de ter razão. Parei de brigar para defender meu ponto de vista e passei a ouvir mais as pessoas ao meu redor. Compreendi que trocar ideias não é uma competição para saber quem está certo ou errado. A partir disso ouvir tornou-se um hábito e comecei a pensar melhor antes de falar qualquer coisa.


6. Só por hoje, não reclame

Reclamar pode virar um hábito tão comum que você sequer percebe o quanto está reclamando. Mesmo que seja inconsciente, é um comportamento que contamina a sua energia trazendo negatividade e estagnação.

Esta não é uma ideia mística e atualmente existem estudos científicos afirmando que reclamar altera negativamente o funcionamento do cérebro. Certamente viver reclamando é uma forte evidência de que você não está satisfeito com sua própria vida. O que está faltando para você?

Comece a ouvir suas próprias palavras e observar o que está dizendo para si mesmo ao longo do dia. Tenho certeza de que encontrará uma série de reclamações que persistem em seus pensamentos. Só por hoje seja intencional e escolha não reclamar. Procure repetir isso diariamente.


5. Seja observador de si mesmo

Apontar o dedo para os outros é fácil, mas será que este senso de justiça também serve para sua vida? Sempre que apontar o dedo para alguém lembre-se que três dedos ficam apontados para você. Mais importante que identificar o erro dos outros é ter consciência do seu próprio comportamento e reação diante das mais variadas situações.

Ser observador de si mesmo ajuda a desenvolver um espírito autocrítico. De repente os erros dos outros não parecem ter tanta importância afinal, você tem suas próprias falhas para repensar. O pensamento fica mais leve e todo peso negativo se dissolve.


4. Abandone o papel da vítima

Se você pensa que a vida foi ou está sendo injusta com você, pare agora mesmo! Entenda que a vida não é fácil para ninguém, o que muda é a mentalidade de cada um diante das adversidades.

Durante muitos anos abalei minha autoestima por ser diferente do que esperavam de mim. Muitas vezes senti que era uma extraterrestre perdida num planeta cheio de "humanos malvados". Até parece que era uma santa... Era apenas sem noção mesmo.

Até que resolvi olhar no espelho e abandonar o papel da vítima. Rapidamente percebi qual era meu papel no próprio fracasso. Certamente não perderia peso e entraria em forma se continuasse me alimentando mal e sem praticar exercícios. Assim como jamais teria o emprego dos sonhos se não fosse atrás de novas soluções.


3. Coloque-se no lugar do outro

Já ouviu falar que a empatia vai mudar o mundo? Eu aposto muito nessa frase e acredito que é possível construir um mundo melhor se formos capazes de nos colocar no lugar do outro. É possível exercitar a empatia respondendo algumas perguntas diante de qualquer situação:

O que você faria se estivesse na mesma situação?
Quando você age errado, como espera ser tratado?
Como você reage quando é ofendido e sente raiva?
O que você gosta de ouvir dos outros quando está triste?

Entender o lado do outro tem o poder de libertar e desfazer mal entendidos e julgamentos precipitados. Dessa forma a empatia é uma ferramenta poderosa para adicionar boas doses de positividade ao seu dia a dia.


2. Transforme erros em atitudes positivas

Errar é humano e perfeitamente compreensível, mas não use isso como desculpa para se omitir de consertar seus erros. Não é possível voltar no tempo e desfazer as coisas, mas é possível tomar novas atitudes para corrigir suas falhas. Aliás, é altamente recomendável que você faça isso.

Falou demais e agiu com agressividade? Palavras podem ser vazias e não ter valor algum num pedido de desculpas. Ao invés disso que tal preparar um café da manhã, ou escrever um bilhete à mão, ou até mesmo chamar a pessoa para uma conversa mais profunda?

Da mesma maneira, se fez algo errado no trabalho o que pode fazer para consertar? Não meça esforços para entrar em contato, refazer o seu trabalho e qualquer atitude que possa contornar a situação. Acima de tudo, demonstre que você está se esforçando em fazer diferente.

Caso você tome alguma atitude extrema e que não tenha conserto, um belo jeito de compensar é fazer alguma boa ação por ai. Ajude um morador de rua, participe de alguma ação solidária, plante uma árvore, varra a calçada do vizinho... Não muda o passado, mas certamente alivia a consciência.


1. Respire fundo e sorria

Ser fiel a seus próprios sentimentos não significa despejar sobre os outros todo seu lixo emocional. Ninguém tem culpa por você estar gordo, quebrado, deprimido ou insatisfeito no trabalho. Ninguém tem culpa se você acordou irritado e o carro não queria ligar de manhã. Então apenas respire fundo e sorria, mesmo que seja um sorriso amarelo e sem vontade.

Eu sei que às vezes faz falta um ombro amigo para desabafar. Então faça isso com alguém que você confie muito e que tenha condições de entender o seu lado. Pare de chorar e ficar reclamando da vida para seus colegas de trabalho ou na fila do banco. Gostando ou não, a verdade é que você acabará marcado como o chato da turma e é provável que perca muitas oportunidades por ser assim.

Levante a cabeça e sorria, pois esta é a maior demonstração de força que você pode oferecer. Um sorriso é como luz na escuridão, capaz de abrir portas, quebrar o gelo e descontrair o ambiente mais pesado. Um sorriso pode não ser nada, mas muitas vezes é a única coisa boa no dia alguém. E pode ser no seu também, apenas respire fundo e sorria.

Comentários