Rotinas muito aceleradas, stress e preocupações constantes tendem a nos tirar do momento presente. Dessa forma, acabamos vivendo no piloto automático, sem prestar atenção em nós mesmos, cada vez mais preocupados com o futuro, ou lamentando os erros do passado.
Não é à toa que a ansiedade tem sido considerada um dos grandes males do nosso século, sendo apontada como o principal transtorno sentido pelos brasileiros. Estudos da OMS em 2018 indicam que 9,3% da população nacional apresenta quadros de ansiedade.
Mas como driblar tudo isso e fugir das estatísticas? É ai que entra o Mindfulness, que usa técnicas básicas de meditação para desenvolver concentração, autocontrole e serenidade.
Curtiu a ideia? Então dá um bizu nessas quatro dicas básicas para praticar:
2. Respire » Sinta o ar circulando pelas suas narinas e os movimentos do abdômen subindo e descendo conforme você respira;
3. Ouça » Ouça atentamente os sons do ambiente e da sua respiração;
4. Pensamentos » Surgindo algum sentimento ou preocupação, volte a atenção aos sons e deixe o pensamento passar.
A prática de mindfulness pode durar entre 3 e 15 minutos, conforme o seu preparo. O segredo aqui é não se cobrar por não conseguir esvaziar a mente com facilidade, pois é muito comum sermos bombardeados por pensamentos persistentes. Por isso a prática diária é tão importante, ainda que poucos minutinhos, mas é uma forma de ir treinando a mente para responder ao seu autocontrole.
Livros Sobre Mindfulness
Confira os melhores livros para estudar mindfulness e se aprofundar nas técnicas de atenção plena:Para finalizar, tomei a liberdade de dividir com vocês esse TED incrível da Monja Coen falando sobre consciência plena:
“Mindfulness é a simplicidade em si mesmo.
Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”
(Jon Kabat-Zinn)
Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”
(Jon Kabat-Zinn)