Libertando-se dos vícios: Como parar de fumar


Estou há uma semana sem fumar, deve ser a terceira ou quarta vez que tento parar. Para manter distância do vício decidi transformar minha decisão num relato para compartilhar com você as mudanças que tenho adotado para abandonar o vício do cigarro. Quer saber como parar de fumar? Vem comigo descobrir essa história!

Minha vida de fumante

Meu primeiro cigarro foi roubado do meu pai, que fumava 3 carteiras por dia. Na época eu devia ter cerca de 11 anos e fumar era considerado um hábito comum e bonito. Aos 14 anos comprei minha primeira carteira de cigarro (para desespero dos meus pais).

Apesar de ter começado cedo nunca fui uma fumante inveterada. A média diária variava entre 5 e 10 cigarros por dia. Estava relacionado a momentos de estresse e ansiedade ou situações sociais como a cerveja com os amigos, o café nos intervalos, o engarrafamento no trânsito...

Profissionais de saúde indicavam que meu comportamento estava mais ligado ao vício do hábito do que o vício na substância e faziam campanha para que parasse. Mas confesso que tinha medo de abandonar o cigarro e isso estava diretamente ligado ao medo de ganhar peso.

Não demorou muito para entender que se eu quisesse parar de fumar sem ganhar peso, precisaria substituir o vício por exercícios físicos. Assim aconteceu e comecei a correr diariamente pela manhã antes de ir trabalhar. Quando estava quase parando de fumar, comecei a namorar um fumante sedentário e tudo foi por água abaixo...

Os últimos anos foram bastante sedentários, mas ultrapassar a marca dos 35 anos traz muitas transformações. No corpo é possível sentir e observar os primeiros sinais do tempo, as mudanças no metabolismo, a textura da pele... Ao mesmo tempo você começa a colher os resultados de uma vida sedentária através de dores no corpo e indisposição física.

Tudo isso me fez perceber que fumar não era mais uma opção. Eu precisava mudar de vida, parar de fumar, ser mais ativa e correr atrás do prejuízo. Mas como parar de fumar? Continue lendo, pois vou te contar todos os passos que estou seguindo.

Como parar de fumar em 6 passos

Apesar de não ser a primeira vez que paro de fumar, posso dizer que está sendo mais fácil agora. Acredito que seja por existir a certeza interna de que o prazo estourou. Quando você encontra a determinação para atingir um objetivo, quando sabe que este é o único caminho possível, tudo fica mais simples.

Porém, sustentar isso ao longo do tempo pode ser um grande desafio. É por isso que recomendo acompanhar todos os passos a seguir, pois as últimas etapas podem ser tão decisivas para você quanto tem sido para mim:

1. Defina um Objetivo

Determinação é a palavra-chave para o sucesso em qualquer área da vida. Para ter determinação é preciso saber onde você quer chegar. Qual o seu objetivo?

No meu caso decidi chegar aos 40 melhor do que estava aos 30 anos. Quero ter uma vida saudável e sentir orgulho sempre que olhar para trás e enxergar a trajetória que construí intencionalmente.

É importante que este objetivo seja maior do que simplesmente abandonar o vício. A mente humana está sempre buscando recompensas, por isso seu objetivo final deve ser maior que o vício. Pense em algo a longo prazo. Como e onde você gostaria de estar nos próximos 5 anos?


2. Peça Ajuda

Quando decidi parar de fumar conversei com meu namorado. Felizmente estamos vivendo por transformações parecidas e os dois estão buscando um estilo de vida mais natural e saudável. Parar de fumar foi uma decisão em conjunto e tem facilitado bastante todo o processo.

Converse com as pessoas mais próximas de você e diga que está parando de fumar. Peça a colaboração delas para mudar certos hábitos e lidar com os gatilhos e rotinas dos próximos passos.

Também é possível buscar tratamentos médicos para diminuir o desejo de nicotina. Mas tenha consciência de que isso não ajudará a lidar com o hábito, apenas com o vício químico. É um suporte a mais em todo processo.


3. Entenda os Gatilhos

Todo hábito, seja bom ou ruim, é acionado por deixas chamadas de gatilhos mentais. São comportamentos ou situações que levam à prática dos vícios. Por exemplo, quando você pega uma xícara de café e automaticamente busca por um cigarro na bolsa.

Certamente um vício não tem apenas um gatilho, mas uma diversidade deles. Entender quais são os gatilhos que disparam o vício é essencial para desenvolver estratégias que ajudem a driblar esses comportamentos nocivos. Observe a si mesmo e anote todos os pontos do dia que disparam o desejo por cigarro, incluindo situações adversas como conflitos e momentos de estresse.


4. Mude a Rotina

O hábito de fumar existe em meio à rotina diária e por isso é comum fumantes buscarem o cigarro em determinadas horas do dia, como depois do almoço, no final do expediente ou intervalos constantes ao longo do dia.

Sempre que possível elimine as rotinas que levam ao vício. Comece cortando as pausas exclusivas para fumar. Então verifique que novas rotinas podem ajudar nestes momentos, como almoçar no trabalho, praticar exercícios no horário do almoço ou encerrar o expediente indo direto para a academia.


5. Substitua o Vício

Tenha em mente que você precisa substituir o vício por novos hábitos de vida. Você nunca estará livre de qualquer hábito ou substância química sem direcionar toda energia e atenção para coisas novas.

É muito comum pessoas que param de fumar engordarem mais de 10kg, pois o mais fácil é substituir cigarro por comida. Começa com uma bala ou chocolate no lugar do cigarro e quando você percebe já está diabético.

Para mim as melhores substituições para o vício do cigarro são os exercícios físicos, independente da modalidade ou impacto. Gosto muito de caminhada e corrida e estas são minhas principais escolhas, mas pode ser yoga, pilates, musculação, crossfit, dança... Escolha algo que você goste.

A vantagem dos exercícios físicos é a produção de endorfinas, que traz satisfação e bem estar. Apesar disso, também é possível substituir o vício por qualquer outra atividade como cultivar uma horta, fazer trabalhos manuais e artesanato, ou aprender algum instrumento musical.


6. Siga os Vencedores

Para manter-se firme no propósito, nada melhor do que acompanhar a história de pessoas que mudaram de vida e alcançaram seus objetivos. Atualmente tenho lido e assistido muitos vídeos sobre David Goggins.

Goggins era um homem negro, pobre e obeso que matava baratas em restaurantes e sentia-se um fracassado por ser assim. Até assistir uma propaganda da marinha americana e determinar que seria um Navy-Seal. A lição de David é que qualquer um pode ter sucesso na vida se desenvolver resistência mental para levantar do sofá e tomar uma atitude, fazendo o necessário para chegar onde deseja, mesmo sem vontade.

Figuras como Goggins estão por ai contando suas histórias e motivando pessoas em suas própria caminhada. Busque personalidades que te inspirem a seguir em frente e use isso como combustível para escalar degrau por degrau até alcançar o seu objetivo.

Antes e Depois de David Goggins

Comentários