Movimento Tiny House da Netflix: você moraria numa micro casa?


Confesso que resisti bastante até assistir a série Movimento Tiny House da Netflix. O motivo para isso é que, mesmo adotando um estilo de vida minimalista, sentia claustrofobia só de pensar em espaços muito pequenos e apertados.

Esta sensação foi se transformando em empolgação conforme assistia cada episódio, abrindo espaço para uma reflexão: será que precisamos de tanto espaço para viver? Como seria morar numa micro casa? Qual é a legislação para isso no Brasil?

Se você, assim como eu, ficou encantado com as "Tiny Houses" e já está sonhando em ter sua, vem comigo saber mais sobre as micro casas e como funciona a legislação aqui no Brasil:

O que é e qual o propósito de uma Tiny House?

Tiny house nada mais é do que uma micro casa, que pode ser fixa ou sobre rodas e metragens que variam entre 15m² e 65m². O movimento Tiny House é uma iniciativa social que visa maior sustentabilidade na área da construção civil e redução dos espaços construídos, gerando economia de recursos e mobilidade.

Casas grandes consomem mais recursos e são mais caras para construir, acarretando em muitas manutenções e reparos. Este aspecto impacta não apenas na situação financeira, mas também no tempo e energia dedicados aos cuidados de uma casa.

Estes são alguns dos motivos que tem levado solteiros e até casais com filhos a buscarem alternativas menores e mais compactas, na busca por maior liberdade de tempo, economia no orçamento e menos estresse com organização.

As micro casas costumam ser projetos personalizados e funcionais, que atendem à dimensões apropriadas, mas também demandam grandes transformações no estilo de vida.

Vantagens e Desvantagens de morar em micro casas

Pensar em redução de espaço pode causar calafrios, especialmente em pessoas muito grandes e altas, que já sofrem com as medidas padrão do mercado. Porém, ao acompanhar os projetos da série Movimento Tiny House ficou muito claro a libertação que pode ser morar num ambiente funcional e planejado com base na rotina de cada família.

Você já parou para analisar como os ambientes da sua casa são aproveitados? Você usa todos os cômodos da casa? Quanto desse espaço é utilizado para guardar coisas? Quantas dessas coisas são realmente usadas no dia a dia?

Estes foram os questionamentos que surgiram ao me deparar com a realidade de tantos casais e famílias que buscam simplificar a vida mudando para uma micro casa.

Vantagens de morar em micro casas
  • Reduzir manutenção da casa
  • Perder menos tempo organizando as coisas
  • Ter mais tempo para curtir a vida
  • Morar num ambiente funcional e adequado à sua rotina
  • Ter mais praticidade no dia a dia
Desvantagens de morar em micro casas
  • Desapegar de bens materiais pode ser um desafio
  • Compartilhar espaços pequenos com outras pessoas
  • Mudar hábitos e se adequar a um novo estilo de vida
  • Legislação no Brasil para casas sobre rodas pode impactar

Quanto custa e qual é a legislação para micro casas no Brasil?

Vivemos no país da burocracia e seria ilusão imaginar que no Brasil o sonho de ter uma micro casa seria simples assim. Além do custo do projeto, também é preciso considerar a fundação do terreno (no caso de casas fixas), veículo para remoção e transporte (no caso de casas sobre rodas) e vários detalhes para avaliar.

Nessa matéria da UOL de 2016, o preço de uma micro casa era R$ 2.160 o metro quadrado, além de despesas extras com o terreno, fundação e transporte da casa, que podem somar mais de R$ 30 mil ao custo total. Mesmo assim, o valor final pode ficar bem interessante se comparado a imóveis convencionais.

A situação é mais delicada quando falamos em casas sobre rodas. A legislação para motorhomes e afins no Brasil tem uma série de especificações, exigindo estrutura e carteira de habilitação específicos. Confira neste link a resolução do CONTRAN de dezembro/2018 para motorcasas.

Outro ponto que identificamos em nossas pesquisas é o fato de que no Brasil este movimento é relativamente novo e não há um padrão para projetos e construções de micro casas. Caso você planeje construir, é essencial pesquisar diferentes empresas e buscar opinião de clientes antes de fechar negocio.


Fontes:
Movimento “Tiny House”: É mais sustentável viver em menor escala? - Arch Daily
Our 25 Favorite Tiny Houses of All Time - Bob Vila

Comentários