Minimalismo x Beleza: como ser consciente com maquiagens e cosméticos


Muitas mulheres iniciam pelos caminhos do minimalismo questionando o que fazer com sua grande coleção de cosméticos e maquiagens. Será que é preciso jogar tudo fora? Como ser mais consciente e cuidar da beleza ao mesmo tempo?

Nos meus tempos de consumo desenfreado minha grande paixão era maquiagem. Quando comecei neste processo tinha três gavetas e uma grande maleta com coleções de sombras, batons, blushes, corretivos, lápis de olho, primers e todo tipo de maquiagem. Tudo isso sem falar em cosméticos, hidratantes, filtro solar e cremes para todas as situações.

Três anos depois aqui estou eu, com uma maleta de maquiagens escolhidas a dedo e meia dúzia de cosméticos que uso com mais frequência. Apesar disso, ainda sobrou bastante coisas e minha meta é reduzir um pouco mais.

Como cheguei até aqui? Pega aquele café e vem comigo, pois hoje vou te contar como ser mais consciente sem deixar a beleza de lado:

O que restou da vaidade

Qual é sua Rotina de Beleza?

O que você usa diariamente e quais produtos são apenas para ocasiões especiais? Você usa tudo que tem? Já usou algum batom até o fim? Quanto tempo dura uma base, um rímel? Quantos cremes você de fato usa e quantos ficam parados no armário? Perceber sua rotina de beleza e observar quanto tempo demora para consumir seus produtos é o primeiro passo para conseguir desapegar dos excessos.

Um exercício bem interessante para repensar sua rotina de beleza é passar um dia inteiro sem usar maquiagem ou cosméticos e observar como você se sente. Este é um dos exercícios propostos no Desafio 30 dias de minimalismo e os resultados podem te surpreender.

Ao longo dessa jornada eu acabei descobrindo que o excesso de maquiagem servia como uma máscara social para tentar me encaixar e me sentir mais bonita. Era puro disfarce para esconder minha baixa autoestima e convencer os outros como eu "estava bem".

Quais são seus Hábitos de Consumo?

Comece a observar qual o seu comportamento para comprar maquiagens e cosméticos. Você vive antenada às novidades e não resiste a um lançamento? Compra sombras de todas as cores, mesmo usando apenas cores neutras? Muita atenção, pois nesse ponto você pode descobrir que está comprando compulsivamente.

Decidi que precisava reduzir as maquiagens na época em que saí da casa dos meus pais para morar sozinha. Tinha produtos guardados há mais de cinco anos e uma coleção de coisas com glitter e maquiagens super brilhantes que faziam muito sentido quando eu tinha 20 e poucos anos, mas na casa dos 30 a realidade já não era a mesma.

Cosméticos eram mais um problema. Vivia comprando hidratantes e cremes anti idade e mesmo sem ter a menor disciplina para usá-los, seguia comprando desenfreadamente. Perdi as contas de quantos cremes precisei jogar fora por estarem velhos e sem condições de uso.

Descobri que gastava compulsivamente apenas por não resistir aos apelos do mercado. Tinha sombras de todas as cores, mesmo não usando metade delas. Guardava produtos que me causavam alergia por estarem novos e sentir pena de jogar fora...

Assim, a hora da maquiagem era uma festa e um desespero ao mesmo tempo, pois passava horas tentando decidir para acabar usando sempre as mesmas coisas. Era uma grande perda de tempo e energia, totalmente desnecessários.

Lembre-se: Tudo tem Prazo de Validade

Um dos maiores perigos em acumular maquiagens e cosméticos é que todo produto tem um prazo de validade. Nas maquiagens a data costuma ficar na caixa do produto e não na embalagem em si.

Maquiagens vencidas, além de perderem textura e fixação, também podem causar alergias, doenças de pele e até mesmo infecções. Batons velhos ficam com cheiro rançoso, este já é um indício de que o produto deve ser descartado. Quando falamos em cosméticos, o cuidado deve ser redobrado.

Em relação a maquiagens o prazo de validade passa a contar a partir da abertura do produto. Mas cosméticos funcionam diferente e podem estragar antes mesmo de usá-los.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a média de duração desses produtos é:
  • Base / BB Cream = 12 a 18 meses;
  • Batom = 48 meses;
  • Blush / Iluminador = 18 a 24 meses
  • Corretivo = 18 meses;
  • Delineador = 6 a 12 meses;
  • Lápis de Olho = 18 meses;
  • Gloss = 6 a 12 meses;
  • Pó Solto / Pó Compacto = 18 a 24 meses
  • Rímel = 6 meses;
  • Sombra = 36 meses;
  • Dermocosméticos = 6 meses (mesmo sem abrir);
  • Perfumes = 18 a 36 meses (depois de aberto)
A conservação dos produtos também depende do armazenamento correto. Ou seja, guardados em local seco, fresco e longe do sol.

Vale lembrar que os prazos podem variar de acordo com o fabricante, portanto o mais seguro é cuidar estes prazos na hora de comprar. Uma dica é anotar a validade numa etiqueta e colar direto na embalagem.

Dica de validade em produtos importados

Teste em Animais: ilusão ou realidade?

Há décadas se questiona o uso de animais para testes na indústria da beleza e nos últimos anos o mercado cruelty-free cresceu muito. Eu sempre fui defensora do uso de produtos que não testam em animais, mas depois de conversar com pessoas ligadas à indústria fiquei bem desanimada...

A verdade é que nenhum produto novo pode ser lançado no mercado sem que sejam feitos testes em animais. Empresas que afirmam não testar em animais só podem fazer isso utilizando fórmulas prontas (que já foram testadas anteriormente) ou terceirizando a produção e retirando a responsabilidade de seus próprios ombros.

Isso sem falar aquelas que burlam o sistema, pagando por resultados de testes e vendendo o mesmo produto por um preço mais caro e com rótulo cruelty-free.

Por este motivo e pelo fato do nosso blog estar comprometido com a verdade e consciência de consumo, a última parte desse artigo foi editada e não vamos mais citar as listas de empresas que não testam em animais.

Mas o que resta para o consumidor?

Repense seus hábitos de consumo e reduza a quantidade de produtos que utiliza. Lembre-se que você tem apenas um rosto para passar creme, não precisa ter uma coleção de maquiagens e cosméticos. Não precisa comprar cada vez que é lançada uma novidade no mercado.

Acumular mais do mesmo é puro desperdício e o maior incentivo para a indústria cosmética.

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