
Nesse artigo vou contar um pouquinho da minha experiência pessoal e explicar, com base na ciência, por que a meditação é uma ferramenta tão especial no tratamento de transtornos mentais e psicológicos como depressão e ansiedade.
Técnicas de Meditação e Relaxamento
Meditação é um termo amplo que abrange diferentes técnicas. Mindfulness e meditação transcedental são algumas das modalidades mais buscadas atualmente.Daniel Goleman e Richard Davidson, psicólogos e autores do livro "A Ciência da Meditação" afirmam que o termo "meditação" é amplo demais e as técnicas são tão diversificadas quanto as tradições onde nasceram.
Para os autores, cada modalidade de meditação trará um benefício diferente, de acordo com a intensidade e qualidade da prática.
Quais são os benefícios da meditação?
Meditar é uma prática gratuita, rápida e que pode ser feita em qualquer lugar. Com duração de apenas 10-15 minutos já é possível usufruir de seus benefícios, que são muitos:- Melhora foco e concentração
- Aumenta sua produtividade
- Diminui ansiedade e estresse
- Amplia seu potencial criativo
- Proporciona mais energia e disposição
- Ensina a respirar melhor
- Melhora a postura
- Reduz tensões e dores no corpo
- Abaixa a pressão sanguínea
- Ajuda a dormir melhor
- Aumenta a produção de ondas cerebrais
- Amplia sua consciência
- Retarda o envelhecimento do cérebro
- Melhora seu autocontrole
- Ajuda na recuperação da memória
- Reduz batimentos cardíacos
- Traz serenidade e paz interior
- Diminui efeitos de estresse pós-traumático
- Melhora pensamentos e emoções
- Ajuda a combater vícios
Minha Experiência Pessoal com Meditação
Sendo uma pessoa extremamente ansiosa e com longo histórico depressivo, durante muito tempo acreditei que meditar não era pra mim.Passei anos resistindo e desistindo por conta da imensa dificuldade para silenciar a mente. Afinal, o que fazer com a inquietação que surge ao parar por um momento?
As respostas para isso só comecei a encontrar quando passei a estudar e encarar a meditação como uma prática diária e que deveria se transformar em um hábito de vida.
Até então eu praticava meditações guiadas apenas em momentos de crise. Foi um suporte importante para lidar com crises de ansiedade e quadros depressivos.
Para minha surpresa, quanto mais eu adotava o método no combate da depressão e ansiedade, mais fácil ficava superar e lidar com esses momentos.
Passei a conectar melhor com meus próprios sentimentos e deixar os pensamentos fluirem mais livremente, sem reistir ou julgar. Aos poucos o estresse do dia a dia já não me afetava mais como antes.
Nada disso aconteceu do dia pra noite e estou longe de ser mestra no assunto. Mas através de cursos, áudios e muita persistência, meditar está virando mais que um hábito, uma necessidade diária.
Fontes do Artigo:
12 Science-Based Benefits of Meditation | Healthline
O que a ciência diz sobre a meditação? | A Mente é Maravilhosa
Em livro, psicólogos usam ciência para explicar como meditação funciona | Folha de São Paulo
10 estudos que apontam os incríveis benefícios da meditação | Awebic
Quer aprender a meditar, mas precisa de ajuda?
Comentários
Postar um comentário