10 Valores que o minimalismo pode ensinar para as crianças


Defender um estilo de vida mais simples traz muitos desafios para pais e educadores. Afinal, numa sociedade de consumo como lidar com tantos apelos e desejos dos pequenos?

Nos dias de hoje é praticamente impossível afastar totalmente as crianças do universo tecnológico e brinquedos da moda. Acredito que proibir não seja o caminho. Estabelecer limites é essencial.

É preciso lembrar que os filhos costumam repetir os exemplos observados em casa. Portanto é importante a participação e engajamento da família na hora de mudar certos hábitos.

Pensando nisso relacionei 10 valores que o minimalismo pode ensinar para as crianças e como podemos nos envolver neste processo:

10. Consumo Consciente

Tenho uma sobrinha de 6 anos. Ela é da geração dos brinquedos surpresa (para mim, um dos maiores embustes da indústria atual).

Obviamente uma criança nessa idade não tem condições de avaliar e entender por que ela não pode ter toda coleção da Lol Surprise (que custa em média 200 reais cada e ainda corre o risco de vir uma boneca repetida).

Veja bem, dar um brinquedo desses em uma data especial é super válido. Mas estimular excessos só ajuda os pequenos a darem menos valor para as coisas.

Mesmo se você tiver condições financeiras, reflita por um momento: o que está ensinando ao incentivar esse tipo de coleção? Não tem nada a ver com minimalismo, com certeza.

Ter hábitos de consumo consciente é o melhor exemplo que você pode dar. Afinal, de nada adianta regular os brinquedos e chegar todo dia com uma sacola.

9. Valor do Dinheiro

É importante ensinar o valor do dinheiro desde cedo. Para isso, não trate o assunto como sendo "coisa de adulto". Envolva os pequenos nos projetos e planejamento financeiro da família.

Outra dica é dar um cofrinho e ensinar a importância de guardar dinheiro. Diga que ela vai ganhar o presente que deseja com o dinheiro que vocês juntarem no cofrinho. Mesmo que simbólico, é uma forma deles sentirem que conquistaram aquele presente.

Experimente dar uma moeda como recompensa quando perceber que seu filho se esforçou por coisas positivas como fazer o tema da escola, ajudar em casa ou bom comportamento e incentive a guardar algumas no cofrinho.

8. Desapego

Estimular o desapego evita o acúmulo de brinquedos, roupas e acessórios, ensinando a dar utilidade para as coisas e não guardar apenas por ter.

Esse pode ser um desafio com crianças pequenas. Psicólogos recomendam questionar sobre os benefícios daquele brinquedo. Se ele ainda é divertido, quantas vezes é utilizado...

Outra forma de incentivar o desapego é pedir para escolherem alguns brinquedos para doação próximo ao aniversário e datas comemorativas, dizendo que é preciso se desfazer de coisas velhas para que as novas possam entrar.

Aproveite para praticar o desapego em sua própria vida, evite acumular coisas desnecessárias e mostre para seus filhos que é um hábito comum na sua casa.

7. Solidariedade

Além de ser um grande incentivo para praticar o desapego, é uma obrigação social mostrar para as crianças a realidade de outras pessoas.

É normal os pequenos verem moradores de rua e questionarem a situação daquelas pessoas, por que elas estão ali e se vestem daquela forma. Seja realista e não pejorativo. É importante que eles percebam os indigentes como seres humanos que merecem compaixão.

Ensine seus filhos sobre as dificuldades que outras crianças passam. Que enquanto ele tem vários brinquedos, algumas crianças não tem nenhum. 

Envolvê-los em ações solidárias com menores carentes pode ser um choque de realidade, mas a melhor forma de criar empatia.

Na hora de doar brinquedos e roupas, lembre que serão destinados àquelas crianças que não tem o que vestir ou nada para brincar.

6. Sustentabilidade

Envolver os pequenos na separação do lixo, economia de luz e água, ensinando hábitos ecologicamente corretos e o valor da natureza é a melhor forma de estimular a sustentabilidade.

Desde cedo fui engajada nas causas ambientais e grande parte disso nasceu do enorme respeito e amor pela natureza que meus pais sempre demonstraram.

Eles ensinaram o valor de cada ser vivo, que os animais sacrificam suas vidas para servirem de alimento em nossa mesa e que nossa responsabilidade como seres humanos é de preservar o meio ambiente.

Nossa casa na praia tinha o jardim sempre cheio de beija-flores. Meu pai fervia água e servia para eles no jardim. Muitos passarinhos entravam e saiam da nossa casa, voando livres e sem medo de passar por ali.

Quando reclamávamos das lagartixas que apareciam no verão, eles diziam que elas comiam insetos e que todos os animais são importantes para o ecossistema, mesmo parecendo nojentos.

Contei essa pequena história para demonstrar quão poderosos e marcantes são os bons exemplos na construção de uma consciência ambiental e sustentável.

5. Desconectar

Estabelecer regras para uso da internet é uma atitude que sempre deve partir dos pais. Afinal, que criança vai fazer isso de livre e espontânea vontade?

Muitas vezes os pais liberam o uso por comodidade, para não pensar em outras atividades. Mas passar o dia inteiro online não é saudável para adultos e muito menos para crianças.

Negocie os horários de acesso e sempre ressalte a importância de cumprirem seus deveres primeiro. Deixar de tomar banho, pular o horário das refeições ou fazer o tema da escola para jogar no celular deveria estar fora de questão.

Ter maior controle do tempo gasto com tecnologias, além de possibilitar que você monitore o comportamento online do seu filho, é essencial para ele aprender a desconectar e aproveitar a vida real.

Aproveite para incluir atividades extra-classe e esportivas quando possível. Estimule novos hábitos como trabalhos manuais, música, culinária e até mesmo nas atividades domésticas. Arrumar o próprio quarto ou ajudar com a louça não é exploração e sim disciplina e educação.

4. Hábito de Leitura

Além de estimular a criatividade e ampliar as fronteiras do conhecimento, dizem que o hábito da leitura também ajuda a fortalecer o vinculo entre pais e filhos.

Ler histórias junto com seu filho cria um momento único em que vocês podem estreitar laços afetivos, abrindo espaço para eles se comunicarem e expressarem seus sentimentos.

Organizar um cantinho da leitura agradável com livros, desenhos e frases também ajuda a incentivar o uso desse espaço. 

Conversar com eles sobre histórias e livros, assim como servir de exemplo lendo com alguma frequência são os melhores métodos para influenciar o hábito da leitura.

3. Amar a Natureza

Desenvolver o amor pela natureza vem do contato direto com plantas e animais. É muito comum pais com medo de animais transmitirem este medo para seus filhos.

Não é porque você foi mordido por um cachorro que seu filho também será. Fique de olho quando estiverem em locais públicos e oriente a não passar a mão em animais desconhecidos.

Aproximar as crianças da natureza proporcionando momentos ao ar livre é o melhor caminho para entender e respeitar cada espécie do jeito que é. Atividades como piqueniques, passeios no parque ou visitar reservas ecológicas são divertidas e significativas também.

Ter vasinhos de plantas, animais domésticos e envolver os pequenos nos cuidados com cada um ensina que amar também é cuidar, regar e tratar bem.

2. Valor do Silêncio

Um dos maiores presentes da vida simples é reconhecer o valor e importância do silêncio. Aprendemos o quanto este processo é útil para conectar com nosso mundo interior.

Quanto maior a dificuldade para ficar em silêncio, maior a necessidade de treinar e desenvolver um hábito. Afinal, é no silêncio que entramos em contato com nossos próprios pensamentos e sentimentos mais profundos.

É no silêncio que percebemos o mundo ao nosso redor e nos conectamos com o momento presente.

Sei que é meio complicado conseguir fazer os pequenos aquietarem um pouquinho, mas estimular momentos de silêncio com brincadeiras como da "vaca amarela" são formas de fazer as crianças se relacionarem melhor com o silêncio.

Instigue a curiosidade infantil com brincadeiras como identificar os sons ao redor. Além de silenciar,  também estimula a percepção, ampliando a capacidade de concentração.

1. Felicidade Autêntica

Se você ainda duvida que a felicidade está nas coisas simples, recomendo fazer um exercício e responder: quais foram os três momentos mais felizes da sua infância?

É bem provável que você não lembre de todos os presentes que ganhou de aniversário, mas certamente deve lembrar dos amigos que brincavam com você.

É provável que você não lembre das roupas no seu armário, mas deve lembrar daqueles momentos únicos em família, do colinho de mãe, as histórias de pai, a comida de vó...

Proporcione momentos únicos com suas crianças. Aproxime-se, abrace, aproveite, curta de verdade. Pois o tempo passa rápido demais e num piscar de olhos chega vestibular, formatura, casamento...

E disso tudo, as únicas coisas que você vai lamentar serão o amor não expressado, o carinho adiado e a educação evitada.

Guiar nossos pequenos no caminho da consciência é mais do que um gesto de amor. É criar adultos mais saudáveis e felizes, preparados para os desafios da vida.

Comentários