10 Maneiras de identificar e como lidar com crises de ansiedade


Só quem tem ansiedade sabe o quanto sofre para conseguir controlar os próprios demônios internos. Às vezes nem precisa muito, basta uma pequena coisa dar errado para transbordar o copo e instaurar o caos.

Nessas horas a situação pode ficar tão crítica que nos deixamos dominar pela crise, sem compreender o que está acontecendo. Se identifica com isso? Então também entende o quanto esse comportamento é negativo para si mesmo e o quanto pode afetar as pessoas que você mais ama.

Estar atento aos próprios sentimentos e reações é o primeiro passo para conseguir contornar a situação e restaurar o equilíbrio interior. Por isso listei os principais sintomas e reuni as melhores dicas para lidar e superar crises:

Quais são os sintomas de crise de ansiedade?

  1. Taquicardia (coração acelerado), nervosismo
  2. Sentimento de angústia, coração apertado
  3. Tremores no corpo ou nas mãos
  4. Falta de ar ou respiração ofegante
  5. Transpira mais (aumento do suor)
  6. Insônia (não consegue desligar dos problemas)
  7. Irritação, agressividade
  8. Descontrole (mental ou físico)
  9. Medo paralisante
  10. Distúrbios digestivos (náusea, dor de barriga, constipação,...)
Importante alertar que uma crise intensa de ansiedade pode levar a um ataque do pânico, que é a intensificação dos sintomas e pode chegar a um nervosismo descontrolado e desejo de morrer (ou sentir que está morrendo). Nesse estágio podem surgir pensamentos suicidas e depressivos.

Compreender os sintomas e observar as reações em si mesmo e nos outros pode fazer toda diferença na hora de lidar com o problema e evitar prejuízos maiores aos envolvidos.

    

O que fazer durante um ataque de ansiedade?

Ao identificar os sintomas em si mesmo ou em outra pessoa, procure seguir os seguintes passos:
    1. Respiração » Respire profundamente durante alguns minutos enquanto imagina um céu azul, praia ou paisagem que preferir. Se for outra pessoa, com muita calma tente sugerir que ela respire e faça esse exercício, ou peça ajuda de alguém mais próximo.

    Este exercício inicial ajuda muito a desacelerar a mente, abrindo espaço para o racional se manifestar e possibilitando as próximas ações.
      2. Identificar Ponto de Conflito » Qual foi a gota d´água que transbordou o copo? Foi algum acontecimento externo ou algum pensamento interno? Algum comentário infeliz de outra pessoa ou algum fracasso pessoal?

      Identificar os fatores que levaram a estourar a crise é importante para saber como lidar com a situação e avaliar até que ponto você tem ou não condições de resolver neste momento.

      3. Distanciar do Problema » Ficar focado nesses pensamentos e obcecado com o problema só vai piorar a situação. Se o ponto de conflito for alguma situação externa, procure se afastar, sair ou retirar a pessoa do local. Procurar um espaço seguro e arejado.

      Se o ponto de conflito for subjetivo e você não tiver para onde ir, aproveite para tomar um banho mais demorado, prestando atenção na água que cai sobre o corpo e imagine os pensamentos negativos escoando pelo ralo.


      4. Relaxamento e Meditação » Busque vídeos de relaxamento ou meditação guiada no Youtube. Deite-se ou sente-se confortavelmente e procure focar nas instruções do áudio, relaxando o corpo e redirecionando a mente.

      5. Distração Cognitiva » São exercícios mentais que distraem o cérebro e ajudam a redirecionar a atenção, como contar números em voz alta, listar países do mundo, jogo da memória...

      Lembram no programa Silvio Santos o jogo do 1, 2, 3, PIN... 5, 6, 7, PIN...? Pois é um ótimo exemplo de exercício cognitivo que pode ser aplicado para gerenciar os pensamentos. Quem não entendeu clica aqui.

      6. Expressar Sentimentos » Procure botar pra fora tudo que está sentindo através de alguma arte: escrevendo, desenhando, dançando, pintando, cantando ou tocando algum instrumento musical. 

      Qualquer atividade na qual você consiga descarregar este sentimento de forma saudável ajudará a promover um grande alívio e levar a crise embora. Exercícios físicos também são uma ótima opção.

      Para mim esse passo a passo é o melhor pra restaurar o equilíbrio diante de uma crise e lidar com a situação de forma harmônica.

      Se a crise não for sua, saiba respeitar o espaço do outro e não insista para que ele siga esses passos. Mas a medida do possível tente guiar e induzir a pessoa neste processo. No final você vai ver o quanto é libertador.

      Lembrando que ansiedade descompensada não é normal e caso você sinta que é um problema recorrente, que se repete há algum tempo, a melhor solução é buscar orientação psicológica ou neurológica para definir um tratamento com melhor efeito a longo prazo.

          Comentários